Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13583
Title: Aprendendo a ensinar funções na educação básica : um estudo sobre a própria prática.
Authors: Braga, Thaís Rocha
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Ana Cristina
Moreira, Plínio Cavalcanti
Keywords: Educação matemática
Funções - matemática - estudo e ensino
Professores de matemática - formação
Issue Date: 2021
metadata.dc.contributor.referee: Ferreira, Ana Cristina
Kawasaki, Teresinha Fumi
Deodato, André Augusto
Citation: BRAGA, Thaís Rocha. Aprendendo a ensinar funções na educação básica: um estudo sobre a própria prática. 2021. 171 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Abstract: O presente estudo se enquadra na Linha de Pesquisa 1 – Formação de Professores que ensinam Matemática, do Programa de Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ele surge de reflexões relativas a dificuldades vivenciadas em sala por uma professora de Matemática em início de carreira (que também é a pesquisadora), muitas dessas dificuldades relacionadas com a deficiência de conhecimentos matemáticos próprios para o ensino dessa disciplina. A partir dessa problemática, buscou-se investigar: como um processo de reflexão sobre a própria prática de elaborar um conjunto de tarefas para o trabalho de introdução da noção de função na Educação Básica pode contribuir para o desenvolvimento profissional de uma professora de Matemática em início de carreira? Inspirada teoricamente nas noções de Conhecimento Matemático para o Ensino e de Desenvolvimento Profissional, realizou-se uma pesquisa sobre a própria prática, em uma abordagem qualitativa. Ao longo de mais de um ano, a professora pesquisadora estudou a literatura especializada sobre o ensino de funções, analisou como alguns livros didáticos abordavam o tema funções, e refletiu sobre suas experiências com o ensino e a aprendizagem de funções. Esse processo culminou na elaboração de um conjunto de tarefas para a introdução da noção de função na Educação Básica. Os dados foram produzidos a partir de um diário de estudos composto por: reflexões feitas durante o processo vivenciado neste estudo; estudos feitos na literatura e em livros didáticos sobre o ensino de funções; registros sobre o processo de construção do conjunto de tarefas para a introdução da noção de função e transcrições de algumas conversas com os orientadores. A análise se deu por meio da interpretação de tais dados buscando identificar possíveis contribuições desse processo (de estudos, reflexões e construção de um conjunto de tarefas) para o desenvolvimento profissional da professora pesquisadora. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento de conhecimentos matemáticos próprios para o ensino de funções, bem como de habilidades relacionadas ao planejamento de ensino, além de um aprofundamento progressivo das reflexões sobre a própria prática, sinalizando claro desenvolvimento profissional da professora pesquisadora. Os resultados dessa pesquisa contribuem, tanto acadêmica quanto socialmente, para ampliar a compreensão acerca dos processos de aprendizagem profissional de professores de Matemática em início de carreira e favorecer a elaboração de ações mais coerentes com a mesma nos cursos de formação inicial. Além disso, a partir desse estudo, foi elaborado um Produto Educacional (pequeno livro) voltado para formadores de professores, futuros professores e professores de Matemática já em exercício, no qual o conjunto de tarefas elaborado para a introdução da noção de função na Educação Básica é apresentado e comentado.
metadata.dc.description.abstracten: The present study fits into Research Line 1 - Formation of Teachers who teach Mathematics, of the Master's Program in Mathematical Education at the Federal University of Ouro Preto (UFOP). It arises from reflections related to difficulties experienced in the classroom by a mathematics teacher at the beginning of her career (who is also the researcher). The problems are due to the lack of mathematical knowledge proper to the teaching of this discipline. From this problem, one could ask how a process of reflection on the very practice of elaborating a set of tasks for introducing the notion of function in Basic Education can contribute to the professional development of a mathematics teacher in the beginning career? Theoretically inspired by the notions of Mathematical Knowledge for Teaching and Professional Development, we researched the practice of a qualitative approach. Over more than a year, the teacher researcher studied the specialized literature on teaching functions, analyzed how some textbooks approached the theme of mathematics functions and reflected on her experiences with teaching and learning functions. This process brought us to a set of tasks to introduce the notion of function in Basic Education. We collected the data from a study diary composed of: reflections made during the process experienced in this study; studies done in literature and textbooks on teaching functions; records on the process of construction of the set of tasks for the introduction of the notion of function and transcripts of some conversations with the advisors. We analyzed the interpretation of the data trying to identify possible contributions of this process. We analyzed the studies, reflections, and construction of a set of tasks for the professional development of the teacher researcher. The results showed the development of mathematical knowledge proper for teaching functions, also skills related to teaching planning, and a progressive deepening of reflections on their practice, signalling a clear professional development of the teacher researcher. The results of this research contribute, both academically and socially, to broaden the understanding of the professional learning processes of mathematics teachers at the beginning of their careers and to favor the development of more coherent actions with it in initial training courses. Besides, from this study, an Educational Product (small book) was prepared for teacher educators, future teachers, and mathematics teachers already in practice. The set of tasks designed to introduce the notion of function in Basic Education is presented and commented on in the book.
Description: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13583
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGEDMAT - Mestrado profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_AprendendoEnsinarFunções.pdf4,5 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_SequênciaTarefasIntroduzir.pdf1,85 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons