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Título: A origem e as sombras : interseções entre ritual, memória e performance.
Autor(es): Pereira, Luis Gustavo Ferigati
Orientador(es): Dias, Luciana da Costa
Palavras-chave: Mito na arte
Ritos de iniciação
Performance - arte
Marina Abramovic
Orlan
Data do documento: 2021
Membros da banca: Dias, Luciana da Costa
Carmo, Ana Carolina Rigoni
Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
Referência: PEREIRA, Luis Gustavo Ferigati. A origem e as sombras: interseções entre ritual, memória e performance. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo discutir a performance como possibilidade de atualização dos mitos na época contemporânea, ainda que escapando a uma religiosidade em sentido tradicional. Para tanto, utiliza-se a obra de Orlan e Marina Abramovic como estudo de caso. Através da metodologia de revisão bibliográfica, dividiu-se a investigação em três momentos. O primeiro, sobre a relação entre mito e ritual, traça um panorama do “tempo primordial” ou tempo de origem e suas possibilidades de atualização no contemporâneo. O segundo momento (ou capítulo) se aprofunda na possibilidade de a performance art atuar como resgate dos mitos na contemporaneidade, através – sobretudo – da centralidade do corpo (body art), em suas possibilidades (i.e: o corpo performático como corpo transitorial, lugar de passagem e corpo liminar) na obra de Orlan e Marina Abramovic. Cabe observar que o referencial teórico utilizado para estes dois primeiros momentos girou, sobretudo, em torno de autores como Richard Schechner, Victor Turner, Carl Gustav Jung e Mircea Eliade. Finalizando, no terceiro e último momento desta pesquisa, aborda-se criticamente a parte final da obra de Marina Abramovic e sua(s) vinda(s) ao Brasil (entre os anos de 2012 e 2015) através da contraposição ao conceito de “outro teatro” de Zeca Ligiéro (2019), conceito que busca, justamente, fugir de uma narrativa eurocêntrica e que abre uma perspectiva que nos permite, à título de considerações finais, pensar um pouco para além dos limites de uma história unívoca para a performance, a arte e o teatro.
Resumo em outra língua: This research aims to discuss performance as a possibility of updating myths in contemporary times, although escaping a religiosity in the traditional sense. For that matter, Orlan and Marina Abramovich's work is used as a case study. Through the literature review methodology, the research was divided into three stages. Stage one, on the relationship between myth and ritual, traces an outlook of “primordial time”, or time of origin, and its possibilities for updating the contemporary. Stage two delves into the possibility of performance art to play a role of rescuing myths in contemporary times, through - above all - the centrality of the body (body art) and its possibilities (i.e.: the performing body as a transitorial body, place of passage and liminal body) in the work of Orlan and Marina Abramovic. It should be noted that the theoretical framework used for these first two moments revolved around authors such as Richard Schechner, Victor Turner, Carl Gustav Jung, and Mircea Eliade. The third and last stage of this research critically approaches the final part of the work of Marina Abramovic and her coming(s) to Brazil (between the years 2012 and 2015) through the contraposition to the concept of “other theatre” by Zeca Ligiéro (2019), a concept that seeks, precisely, to escape from a Eurocentric narrative and opens a perspective that allows us, in the final considerations, to think beyond the limits of a single History of performance, art and theatre.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13399
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/07/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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