Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13383
Título: Artesanato e mídia : quando o midiático atravessa o tradicional.
Título(s) alternativo(s): Crafts and media : when the media surpasses the traditional.
Autor(es): Prado, Denise Figueiredo Barros do
Palavras-chave: Cultura midiática
Práticas culturais
Media culture
Cultural practices
Data do documento: 2020
Referência: PRADO, D. F B. do. Artesanato e mídia: quando o midiático atravessa o tradicional. Animus, Santa Maria, v. 19, n. 40, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/34110>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumo: Neste artigo, discute-se como as produções artesanais revelam articulações entre a cultura popular e o midiático a partir da observação e análise do artesanato de Mariana (MG). Isto se deve à percepção de que tais produções são fortemente vinculadas à cultura midiática, especialmente pela incorporação de personagens de HQs famosos e desenhos animados (como Minions, Homem Aranha e Galinha Pintadinha). Entende-se que o surgimento deste tipo de produção artesanal se constitui como um fenômeno privilegiado para a compreensão da forma como o contexto midiático contemporâneo é processado e articulado às práticas culturais populares. Para entender este cenário, buscamos as contribuições de Canclini (2015), relativos à hibridização, e Certeau (2008, 2009) sobre as práticas culturais, entre outras contribuições teórico-conceituais.
Resumo em outra língua: In this article, it is discussed how craft productions reveal the connections between popular and media culture based on the observation and analysis of the craft of Mariana (MG). This is due to the perception that such productions are strongly linked to the media culture, especially by the incorporation of characters of famous comics and cartoons (for instance Minions, Spiderman and Galinha Pintadinha). It is understood that the emergence of this type of craft production constitutes a privileged phenomenon for the understanding of how the contemporary media context is processed and connected to popular cultural practices. To understand this scenario, we took into consideration the concepts of Canclini (2015), regarding hybridization, and Certeau (2008, 2009) on cultural practices, among other theoretical-conceptual contributions.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13383
DOI: https://doi.org/10.5902/2175497734110
ISSN: 2175-4977
Licença: Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ArtesanatoMídiaMidiático.pdf626,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.