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Título: Action-research in higher education : a path to individual and social (trans)formation.
Título(s) alternativo(s): A pesquisa-ação no ensino superior : um caminho de (trans)formação individual e social.
Autor(es): Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Anjos, Águeda Maria Gomes dos
Palavras-chave: Higher education
Administration
Extension
Formação em administração
Data do documento: 2020
Referência: MARANHÃO, C. M. S. de A., ANJOS, A. M. G. dos. Action-research in higher education: a path to individual and social (trans)formation. Administração: Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro v. 21, n. 3, p. 274–304, set./dez. 2020. Disponível em: <https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/1776>. Acesso em: 24 maio 2021.
Resumo: This research aims to investigate the possibilities of transformation brought about by university students who have experienced action-research during their academic training in projects of an extensionist nature. Along with this, it seeks to understand how the action-research process influences the training of administrators. In order to carry out this research, a Federal Institution of Higher Education (FIHE) was selected, on the basis of the intense extension work carried out by its professors. Six students, undergraduates and graduates, who had participated as volunteers or scholars in extensionist projects, were chosen to take part in the research. This study fits into the model of descriptive-conclusive research using non-probabilistic sampling for convenience. The data analysis method was inspired by Speech Analysis. The research data shows that students have a broader understanding of the administrative profession after participating in extension projects that adopt the action-research methodology. The action-research proposal should go beyond the boundaries of the methodology and be transmuted into a form of social relationship between university actors in the local communities, strengthening the training of administrators and qualifying them for a more dense, broad and critical professional performance.
Resumo em outra língua: Esta pesquisa direciona-se à investigação das possibilidades de transformação, geradas pelos universitários que experienciaram a pesquisa-ação no período da formação acadêmica, em projetos de natureza extensionista. Aliado a este propósito, procura-se compreender como o processo da pesquisa-ação interfere na formação dos administradores. Para a realização desta pesquisa, escolheu-se uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), com base no intenso trabalho de extensão realizado por seus docentes. Delimitou-se como corpus 6 alunos, ou bolsistas de projetos de caráter extensionista. Este estudo enquadra-se no modelo de pesquisa descritiva-conclusiva por amostragem não probabilística por conveniência. O método de análise dos dados foi inspirado na Análise de Discurso. Os dados da pesquisa mostram que os alunos passaram a ter um entendimento mais ampliado da profissão de administrador, após participarem dos projetos de extensão que adotam a metodologia da pesquisa-ação. A proposta da pesquisa-ação deve superar as fronteiras da metodologia e transmutar-se em uma forma de relação social entre os atores universitários nas comunidades locais, potencializando a formação dos administradores e capacitando-os para uma atuação profissional mais densa, ampla e crítica.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13290
DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n3.1776
ISSN: 2358-0917
Licença: This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Fonte: o próprio artigo.
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