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Título: Alimentação saudável por Bela Gil : dendê, cacau e a culinária baiana no programa Bela Cozinha Verão.
Autor(es): Ferraz, Ester Louback
Orientador(es): Mariano, Agnes Francine de Carvalho
Palavras-chave: Comunicações multimídia
Culinária brasileira - Bahia
Bela Gil
Nutrição
Data do documento: 2020
Membros da banca: Mariano, Agnes Francine de Carvalho
Pellerano, Joana Angelica
Alves, Marisa Alice Singulano
Referência: FERRAZ, Alimentação saudável por Bela Gil: dendê, cacau e a culinária baiana no programa Bela Cozinha Verão. 2020. 214 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como o alimento comunica. Partimos da hipótese de que o alimento como mediador de interações é capaz de comunicar por meio de seus aspectos culturais, sensoriais e históricos. Assim, em uma época marcada pelo apagamento dos modos de produção e pela perda dos tradicionais hábitos alimentares, escolhemos estudar o programa de culinária Bela Cozinha Verão, que se destaca, entre os demais, por dar visibilidade ao modo de produção dos ingredientes. A atração se baseia em um ingrediente temático a cada episódio, em nosso caso, a escolha é analisar os episódios “Cacau” e “Dendê”, ingredientes tradicionais do estado da Bahia. Além de dar visibilidade ao componente principal, os capítulos têm como tema a tradicional culinária baiana. Assim sendo, buscamos entender como a apresentadora Bela Gil reconfigura a tradicional culinária baiana conforme a ótica de alimentação saudável. Ademais, como dar visibilidade ao alimento e ao seu modo de produção também constrói uma perspectiva de alimentação saudável em meio ao cenário da hipermodernidade alimentar (Verthein; VazquezMedina, 2015). Para a análise, foi utilizada a abordagem teórico-metodológica do modo de endereçamento audiovisual (GOMES, 2011), além dos estudos baseados em Pollan (2008) sobre a ideologia do nutricionismo, o rompimento com os tradicionais hábitos alimentares (DÓRIA, 2015) e o processo de midiatização da comida (BARBERO, 1999; BRAGA, 2006). Esses autores foram importantes para explorar o programa como um produto cultural com especificidades e, também, resultante de sua própria época. Portanto, compreender o atual cenário da alimentação, o processo de industrialização e expansão do debate midiático sobre comer e alimentação saudável se fez fundamental para entender o contexto em que o programa surge. Como resultado, constata-se que o programa busca, com base em sua temática, construir uma tradição que não se fundamenta em territorialidades geográficas fixas, mas uma tradição formada por valores relacionados ao comer. Além disso, identificamos que a culinarista Bela Gil se torna uma nova figura de sociabilidade, não somente no ensino de receitas, mas relacionada à alimentação em geral. Dando visibilidade ao modo de produção do alimento, o programa expõe temáticas sobre saberes relacionados à saúde e à culinária, traz à tona o tensionamento da alimentação moderna industrial e propõe hábitos alimentares atentos aos lugares de compra, ao modo de preparo e à escolha de alimentos.
Resumo em outra língua: This research analyze the culinary tv program Bela Cozinha Verão, presented by the cooker Bela Gil. The theme of this program its healthy food, and it differs from others of this genre because of the importance that the food had on it, on this program it shown how the mainly ingredient is produced. So, beyond teach recipes, this program show how the principal ingredient it´s made. In the time that of unknown mode of production and the disruption of traditional eating habits, what could the food expose when this it´s shown? From that, we start from the hypothesis that the food communicate. The ingredient could be a media of communication when we observe their sensory aspects, history and culture that it evolves. Like this, the food became a medium of interaction. Having that hypothesis, we choose to analyse two episodes of Bela Cozinha Verão, the “cacao” and “dendê”, both traditional food of Bahia. Beyond show how the food it´s produced, the season of this program has a theme about the traditional Bahian cuisine. This placed, this research aim to study how Bela Gil reconfigure the traditional Bahian cousin through the healthy food, and what is healthy for her. As a method we used the audiovisual dressing mode – in portuguese its named as “modo de endereçamento audiovisual” – based on Gomes (2011). Beside this, we used the concept of ideology of nutritionism based on Pollan (2008), food midiatization (BARBERO, 1999; BRAGA, 2006) and the idea of Dória (2015) to understand how the eating habits are transforming by the globalization and industrialization of the food. With the chosen method, it was possible to analyze the Bela Cozinha Verão as a cultural product, in other words, a tv program that exist in a time because of the certain cultural aspects but, beyond this, have their own peculiarities. As a result, it was concluded that more than teach recipes, the program diffuses eating habits. Bela Gil became a new sociability figure that teach how to cook, how to choose, and how to do food substitutions. When she reconfigure the traditional Baiana culinary, actually she propose a food tradition that is not based on the geographic territory, but it´s based on values relating to eating. Beside this, when the ingredient made visible, it shows knowledges about culinary, about different perspective from scientific that what is healthy food and about the modern industrial eating habits.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13193
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/04/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGCOM - Mestrado (Dissertações)

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