Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13050
Title: Processos de gestão de lições aprendidas para aplicação do lean construction em construções metálicas.
Authors: Oliveira, Cleide Aparecida Gonçalves de
metadata.dc.contributor.advisor: Arcipreste, Cláudia Maria
Guimarães, Irce Fernandes Gomes
Keywords: Construção metálica
Administração de projetos
Produção enxuta
Gestão do conhecimento
Issue Date: 2019
metadata.dc.contributor.referee: Arcipreste, Cláudia Maria
Guimarães, Irce Fernandes Gomes
Souza, Clarisse da Silva Vieira Camelo de
Mazon, Ana Amélia Oliveira
Citation: OLIVEIRA, Cleide Aparecida Gonçalves de. Processos de gestão de lições aprendidas para aplicação do lean construction em construções metálicas. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia das Construções) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Abstract: O investimento em filosofias gerenciais, tais como o lean construction e a gestão de projetos vêm se intensificando nas organizações, devido à necessidade de aumento de produtividade, redução de desperdícios e otimização dos processos para agregar valor ao produto. Apesar de reconhecerem a importância dos resultados obtidos com aplicação dessas filosofias, muitas empresas não tem o registro das lições aprendidas ao longo do processo e não realizam a gestão do conhecimento. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo investigar como a gestão de lições aprendidas pode contribuir para a utilização dos princípios do lean construction em empresas do segmento da construção metálica. Busca-se assim, discutir como a eficiência na implementação do lean está associada à socialização do conhecimento, envolvimento e comprometimento da equipe de trabalho. Para tanto, o método científico adotado nesta pesquisa consistiu na aplicação de questionários e entrevistas para coleta de dados com autônomos e profissionais de empresas do segmento da construção metálica, quando foi possível verificar as percepções dos profissionais sobre processos de gestão de lições aprendidas nessas empresas e atividades autônomas da área de construções metálicas. Dentre os resultados obtidos da revisão bibliográfica, destaca-se a elaboração de uma estrutura conceitual que propõe passos e variáveis para aplicação da gestão do conhecimento na adoção da filosofia lean construction. Como resultados obtidos na pesquisa de campo, é possível destacar que os profissionais consultados conhecem o lean e reconhecem que a aplicação de seus princípios, somada à gestão do conhecimento e de lições aprendidas podem oferecer maior eficiência em todas atividades desse setor da construção civil. Contudo, a maioria não utiliza a gestão do conhecimento por meio do registro de processos de lições aprendidas, alegando falta de tempo, irrelevância e sigilo dos projetos, indicando que o desperdício intelectual, os retrabalhos e as ações desnecessárias são recorrentes na área. Por meio dos resultados obtidos, algumas diretrizes são propostas, tais como: o registro diário de lições aprendidas, a recuperação sistematizada do conhecimento da empresa; o desenvolvimento de políticas internas para incentivo e a divulgação das informações acumuladas.
metadata.dc.description.abstracten: Investment in management philosophies such as lean construction and project management has been intensifying in organizations due to the need for increased productivity, waste reduction and process optimization to add value to the product. Despite recognizing the importance of the results obtained by applying these philosophies, many companies do not have the record of lessons learned throughout the process and do not perform knowledge management. In this sense, this research aims to investigate how the management of lessons learned can contribute to the use of lean construction principles in companies in the steel construction segment. Thus, we discuss how efficiency in the implementation of lean is associated with the socialization of knowledge, involvement and commitment of the work team. The scientific method adopted in this research consisted of the application of questionnaires and interviews for data collection in companies of the steel construction segment, where it was possible to verify the professionals' perceptions about the lessons management processes learned in these companies and autonomous activities in this area. Among the results obtained from the literature review, we highlight the elaboration of a conceptual framework that proposes steps and variables for the application of knowledge management in the adoption of lean construction philosophy. As results obtained in the field research, it is possible to highlight that the consulted professionals know lean and recognize that the application of its principles, added to the knowledge management and lessons learned can offer greater efficiency in all activities of this construction sector. However, most do not use knowledge management through the recording of lessons learned processes, alleging lack of time, irrelevance and project confidentiality, indicating that intellectual waste, rework and unnecessary actions are recurrent present in this area. Through the results obtained, some guidelines are proposed, such as: the daily record of lessons learned, the systematic recovery of company knowledge; development of internal incentive policies and the dissemination of accumulated information.
Description: Programa de Pós-Graduação em Engenharia das Construções. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13050
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/12/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Appears in Collections:MECOM - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_ProcessosGestãoLição.pdf2,8 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons