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Título: Traços poéticos da ficção de Milton Hatoum em Relato de um certo Oriente, Dois irmãos e Cinzas do Norte.
Autor(es): Gonçalves, Dayane de Oliveira
Orientador(es): Gama, Mônica Fernanda Rodrigues
Cristo, Maria da Luz Pinheiro de
Palavras-chave: Milton Hatoum - crítica e interpretação
Poética
Gêneros literários
Ficção brasileira
Data do documento: 2020
Membros da banca: Gama, Mônica Fernanda Rodrigues
Cristo, Maria da Luz Pinheiro de
Maciel, Emílio Carlos Roscoe
Cury, Maria Zilda Ferreira
Referência: GONÇALVES, Dayane de Oliveira. Traços poéticos da ficção de Milton Hatoum em Relato de um certo Oriente, Dois irmãos e Cinzas do Norte. 2020. 130 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Nesta dissertação propomo-nos a investigar algumas particularidades do projeto literário ficcional de Milton Hatoum que se evidenciam como traços de uma poética, compartilhados, portanto, por seus três primeiros romances: Relato de um certo Oriente (1989), Dois irmãos (2000) e Cinzas do Norte (2005). Os romances têm em comum a tessitura memorialista, o gesto literário dos narradores-escritores, a encenação direta ou indireta da própria escrita, e, por último, a ética dos fragmentos, que corresponde à colagem de fragmentos que dá a forma final às narrativas, resultado de um processo empreendido pelos narradores que são os seus autores ficcionais. Esses três traços poéticos têm relações intrínsecas com a ideia de ruínas. Por fim, aproximamos então o projeto literário do autor, de modo mais geral, a uma concepção de “modernidade em ruínas”.
Resumo em outra língua: This thesis proposed an investigation on some aspects of Milton Hatoum’s fictional literary project that are seen as features of a poetic, apresented, therefore, in his three first novels: Tale of a certain Orient (1989), The brothers (2000) and Ashes of the Amazon (2005). These novels share the memoirist writing, the literary gesture of the narrator-authors, the direct or indirect enactment of the writing, and finally the ethics of the fragments, which corresponds to the collage of fragments that provides the final shape of the narratives, resulting from the process carried out by the narrators who are their own fictional authors. These three poetic features have intrinsic relations with the idea of ruins. Finally, we approach the author's literary project, more generally, to a conception of “modernity in ruins”.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12556
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Aparece nas coleções:PPL - Mestrado (Dissertações)

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