Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12538
Registro completo de metadados
Campo Dublin Core | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tinti, Douglas da Silva | - |
dc.contributor.author | Manrique, Ana Lúcia | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-03T15:20:12Z | - |
dc.date.available | 2020-08-03T15:20:12Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | TINTI, D. S.; MANRIQUE, A. L. PIBID: inserción de futuros profesores de matemáticas en el entorno escolar con vistas a minimizar el choque con la realidad. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, p. 333-349, fev. 2019. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/23110>. Acesso em: 18 jun. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-0431 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12538 | - |
dc.description.abstract | El presente artículo tiene como objetivo analizar las acciones desarrolladas por un programa brasileño de iniciación a la docencia (PIBID), así como sus contribuciones a la minimización del futuro choque con la realidad vivido por los profesores en inicio de carrera como apuntan los estudios sobre esa etapa del desarrollo profesional. Para eso, fueron realizadas entrevistas y se pudo observar que la vivencia en el contexto escolar hizo la carrera docente más atractiva y contribuyó significativamente a la minimización del futuro choque con la realidad. En posesión de los datos colectados, concluimos que las políticas públicas orientadas a la formación de los profesores pueden contribuir para la superación del déficit de profesionales y propiciar espacios y experiencias formativas diferenciadas, que consideren la escuela como locus del aprendizaje docente. | pt_BR |
dc.language.iso | es | pt_BR |
dc.rights | aberto | pt_BR |
dc.subject | Iniciación a la docencia | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores | pt_BR |
dc.title | PIBID : inserción de futuros profesores de matemáticas en el entorno escolar con vistas a minimizar el choque con la realidad. | pt_BR |
dc.type | Artigo publicado em periodico | pt_BR |
dc.rights.license | O periódico Linhas Críticas permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1627>. Acesso em: 03 ago. 2020. | pt_BR |
dc.description.abstracten | O presente artigo objetiva analisar as ações desenvolvidas por um programa brasileiro de iniciação à docência (PIBID) bem como suas contribuições para a minimização do futuro choque com a realidade vivenciada por professores em início de carreira como apontam os estudos sobre esta etapa do desenvolvimento profissional. Para tanto foram realizadas entrevistas e observou-se que a vivência no contexto escolar tornou a carreira docente mais atrativa e contribui significativamente para a minimização do futuro choque com a realidade. De posse dos dados coletados, concluímos que as políticas públicas voltadas à formação de professores podem contribuir para a superação do déficit de profissionais e propiciar espaços e experiências formativas diferenciadas, que considerem a escola como locus da aprendizagem docente. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.23110 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEEMA - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PIBIDInserciónFuturos.pdf | 234,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.