Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12258
Título: Vestindo a camisa da escola : um estudo sobre o bom desempenho de uma instituição pública de educação básica.
Autor(es): Silva, Paloma Angel da
Orientador(es): Nogueira, Marlice de Oliveira e
Palavras-chave: Fatores educacionais - escolas municipais
Indicadores educacionais
Comunidade e escola
Eficácia no ensino
Data do documento: 2020
Membros da banca: Nogueira, Marlice de Oliveira e
Silva, Luciano Campos da
Cunha, Maria Amália de Almeida
Referência: SILVA, Paloma Angel da. Vestindo a camisa da escola: um estudo sobre o bom desempenho de uma instituição pública de educação básica. 2020. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como objeto de estudo os elementos internos ao funcionamento de uma determinada unidade escolar que podem ser associados ao seu bom desempenho nas avaliações externas. A pretensão da pesquisa foi examinar os fatores intraescolares e os elementos do cotidiano institucional de uma escola de educação básica pública situada em um distrito de Mariana - MG, que podem ser associados a um bom desenvolvimento escolar dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, consequentemente, aos seus resultados positivos nos exames oficiais. Embora, os estudos sobre essa temática tenham como foco a eficácia escolar e sejam em sua maioria realizados por meio de investigação quantitativa, optou-se por buscar entender algumas dimensões dos fatores intraescolares e seus efeitos nos bons resultados das escolas a partir de uma investigação qualitativa. Para isso, buscamos por meio da metodologia do “estudo de caso”, identificar e analisar as práticas escolares desenvolvidas pelos gestores e professores em função do melhor desempenho dos alunos, e investigar a relação da escola com a comunidade, assim como a influência desta relação nos resultados escolares. Para a pesquisa de campo e obtenção de informações sobre a temática, foram utilizados os recursos da observação participante, a aplicação de questionários contextuais e a realização de entrevistas semiestruturadas com atores da comunidade escolar, sendo eles: a) diretora da escola; b) vice-diretor; c) pedagoga; d) uma ex-diretora; e) e uma ex-aluna da instituição, totalizando cinco entrevistas. Além da coleta de dados empíricos, para a efetivação desta pesquisa foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema com o objetivo de embasar teoricamente o estudo. Tendo em vista as características de uma “boa escola” apontadas pela literatura científica, a investigação nos mostrou que os resultados educacionais apresentados pela escola pesquisada podem ser associados principalmente a quatro conjuntos de fatores: 1) fatores relacionados à organização pedagógica; 2) fatores relacionados ao engajamento dos profissionais com o trabalho escolar e ao sentimento de pertencimento à escola; 3) fatores relativos ao clima escolar favorável construído na escola; e 4) fatores advindos da relação entre escola e comunidade.
Resumo em outra língua: This work had as object of study the elements internal to the functioning of a determined school unit that can be associated with its good performance in external evaluations. The purpose of the research was to examine the intraschool factors and the daily institutional elements of a public elementary school in the district of Mariana – MG, that may be associated to a better educational development of students in the initial years of elementary school and, consequently, to positive results in final exams. Although the research about the subject matter had the focus on school effectiveness and are primarily done by quantitative research, it opted to seek knowledge in the dimension of inside factors that led to good school results in a qualitative research. To achieve this through the methodology of “case studying” to identify and analise the school practices developed by managers and teachers to better student performance, and investigate the relationship between school and community, while also how this relationship can influence in academic results. For the field research and collection of information on the subject matter we employed resources of participation analysis, the application of contextual questionnaires and semistructured interviews with active community members, being them: a) school director; b) vice-director; c) pedagogue; d) an ex-director; e) graduated student of the institution, for a total of 5 interviews. Beyond collecting empirical data, to effectuate this research the literature was revised on the subject matter with the aim to base the study theoretically. Having known the characteristics of a “ good school” pointed out by the scientific literature, the investigation showed that the academic results presented by the school in question can be mainly associated to four set of factors: 1) related to pedagogical organization; 2) factors related to the engagement of professionals with the academic work and the sentiment of belonging in the school; 3) factors related to a favorable atmosphere built in the school; and 4) factors arising from the relationship between school and community.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12258
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/05/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_VestindoCamisaEscola.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons