Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11969
Título: O ensino dos esportes de raquete no ambiente escolar.
Título(s) alternativo(s): The teaching of racket sports in the school environment.
Autor(es): Correa, Mariana Mendes Luiz
Freitas, Tatiane Cristina Rodrigues
Silva, Siomara Aparecida da
Palavras-chave: Metodologia do ensino
Tênis
Ensino fundamental
Data do documento: 2019
Referência: CORREA, M. M. L. et al. O ensino dos esportes de raquete no ambiente escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 17, n. 1, p. 309-316, mar. 2019. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/20301/pdf>. Acesso em: 10 fev. 2020.
Resumo: Introdução: A educação física escolar possui um vasto conteúdo formado pelas manifestações corporais. Os mais comuns geralmente escolhidos pelos professores, são os esportes coletivos futebol/futsal, basquetebol, voleibol e handebol, que formam uma monocultura de cinco modalidades. As atividades propostas nas aulas necessitam incluir novas experiências esportivas, maximizando os alcances dos conteúdos da cultura corporal através dos esportes. Objetivo: Verificar as possibilidades da inserção dos esportes de raquete nas aulas de Educação Física Escolar dos anos finais do ensino fundamental, 7º e 8º anos. Métodos: Através de observações da aplicação de atividades em vinte aulas, foi realizada a análise de conteúdo. Resultados: Ao considerar as anotações do diário de campo percebeu-se que inserir novos conteúdos nas aulas é uma barreira a ser ultrapassada. Quebrar o paradigma da monocultura não é uma tarefa fácil, principalmente por existir a dificuldade de aquisição dos materiais direcionados à execução das habilidades de rebatida, que não são comuns no almoxarifado da escola. Mas, como forma de minimizar tais dificuldades, esses materiais podem ser confeccionados pelos próprios alunos, despertando neles a curiosidade e o entusiasmo pela prática de atividades pouco desenvolvidas. Este aspecto facilitador, somado ao fato de que as atividades não são totalmente coletivas, provocou maior aceitação e participação nas aulas. Conclusão: Portanto, a inserção de novos conteúdos nas aulas de educação física é uma tarefa árdua, mas se aplicada com uma metodologia adequada, materiais atraentes e atividades criativas, se torna uma tarefa interessante e incentivadora, proporcionando a adesão dos alunos às aulas.
Resumo em outra língua: Backgorund: The physical education classes involves an extensive variety of bodily activities. The most common - usually chosen by teachers - being team sports, such as soccer, futsal, basketball, volleyball and handball, which form such a monoculture of five modalities. The activities proposed in the classes need to include new sports experiences in order to maximize the scope of bodily culture contents through sports. Objective: To verify the possibility of inserting racquet sports into primary school physical education classes (7th and 8th years). Methods: Through the application of activities in twenty classes, a content analysis was performed. Results: When considering the notes of the field diary it was noticed that inserting new contents in the classes is a barrier to be overcome. Breaking the paradigm of monoculture is not an easy task, mainly because there is the difficulty of acquiring the materials directed to the execution of the batting abilities, which are not common in the school’s warehouse. But as a way to minimize such difficulties, these materials can be made by the students themselves, arousing in them the curiosity and enthusiasm for the practice of underdeveloped activities. This aspect facilitador, somado to reality of activities non are totalmente coletivas, provocou maior aceitação e participação nas aulas. Conclusion: Therefore, the insertion of new contentes in physical education classes is an arduous task, but if applied with an adequate methodology, attractive materials and creative activities, it becomes an interesting and encouraging task, allowing the students to join classes.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11969
ISSN: 2318-5090
Licença: Direitos autorais são distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC BY-NC-SA - 4.0). Fonte: o próprio artigo.
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EnsinoEsportesRaquete.pdf363,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.