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Título: Análise da influência da rugosidade de estradas de mina nos parâmetros operacionais de transporte.
Autor(es): Silva, Pedro Guilherme Cipriano
Orientador(es): Lima, Hernani Mota de
Torres, Vidal Félix Navarro
Palavras-chave: Mina a céu aberto
Mineiros - resistência ao rolamento
Mineiros - transporte
Data do documento: 2019
Membros da banca: Lima, Hernani Mota de
Oliveira Filho, Waldyr Lopes de
Dutra, José Ildefonso Gusmão
Referência: SILVA, Pedro Guilherme Cipriano. Análise da influência da rugosidade de estradas de mina nos parâmetros operacionais de transporte. 2019. 148 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: Em lavra de mina a céu aberto o transporte de minério e estéril representa grande parte dos custos de operação que incluem os de manutenção de vias e os de operação dos caminhões fora-de-estrada. A magnitude destes custos está atrelada, dentre outros fatores, às condições funcionais das estradas in pit, uma vez que a rugosidade existente em suas superfícies contribui no aumento da depreciação do veículo de transporte, redução de velocidade, aumento do tempo de viagem e, consequentemente, diminuição da produtividade. Nesse estudo, para fins de caracterização in situ utilizou-se a técnica de perfilagem a laser para obtenção das irregularidades longitudinais das superfícies de estradas em duas minas de minério de ferro de grande porte, traduzidas pelo Índice de Rugosidade Internacional (IRI). Dados das irregularidades obtidas por perfilagem a laser foram utilizados para avaliar a influência da rugosidade das estradas de mina nos parâmetros operacionais de transporte como resistência ao rolamento, velocidade média, tempo de viagem, produtividade e custo unitário de transporte dos caminhões fora-de-estrada. Os resultados obtidos permitiram concluir que o aumento da rugosidade da superfície das estradas de mina em uma amplitude de 10 centímetros pode provocar o aumento do coeficiente de resistência ao rolamento em 5%, redução da velocidade média em 25%, aumento do tempo de viagem em 26%, redução da produtividade em 19% e aumento do custo unitário de transporte em 21%.
Resumo em outra língua: In open pit mining, ore and waste haulage represents a large part of the operating costs that include road maintenance and off-road truck handling. The magnitude of these costs is linked, among other factors, to the functional conditions of in pit roads, since the roughness of their surfaces contributes to the increase of the depreciation of the haulage vehicle, reduction of speed, increase of travel time and, consequently, decreased productivity. For in situ characterization purposes, the laser profiling technique will be used to obtain the longitudinal irregularities of the road surfaces in two large-scale iron ore mines. Data from the irregularities obtained by laser profiling will be used to evaluate the influence of the mine roads roughness on the haulage operational parameters such as off-road trucks rolling resistance, speed, travel time, productivity and costs. The results showed that the increase of the mine roads surface roughness by 10 cm can increase the rolling resistance coefficient by 5%, reduce the average speed by 25%, increase the travel time in 26%, reduced productivity by 19% and increased haulage unit cost by 21%.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11931
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