Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11847
Título: Gênero em Quarto de Despejo : a literatura marginal como instrumento didático.
Autor(es): Silva, Ana Carolina da
Orientador(es): Torres, Marco Antônio
Gama, Mônica Fernanda Rodrigues
Palavras-chave: Literatura - estudo e ensino
Mulheres na literatura
Carolina Maria de Jesus
Marginalizados na literatura
Data do documento: 2019
Membros da banca: Torres, Marco Antônio
Gama, Mônica Fernanda Rodrigues
Perpétua, Elzira Divina
Miranda, Shirley Aparecida de
Referência: SILVA, Ana Carolina da. Gênero em Quarto de Despejo: a literatura marginal como instrumento didático. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: Nos propomos, neste trabalho, a discutir sobre a importância do debate de gênero nas aulas de literatura, reconhecendo essa disciplina como uma singular facilitadora no processo de reflexão e contextualização dos mais diversos problemas sociais. A relevância dessa discussão se mostra na utilização da literatura marginal como um instrumento didático ante o enfrentamento das manifestações dessa injusta estrutura normativa na educação. Desse modo, ao analisarmos como emergem as questões de gênero em Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, nos respaldando no conceito de performatividade de Butler (2003), pensamos que são possíveis outras possibilidades de literatura na escola que trabalhem, consequentemente, outras constituições de sujeitos e viabilizem novas formas de reconhecimento, flexibilizando as ideias normativas do que é ser mulher e criando alternativas, meios de driblar as opressões sociais, questionando-as, ao mesmo tempo em que enaltecemos as vozes de mulheres que nunca puderam falar por si. A pesquisa se deu por meio do diálogo entre a análise de gênero na obra de Carolina e os campos da literatura marginal e das pesquisas de gênero na educação, contando também com uma análise dos livros didáticos de Português do ensino médio da rede pública da cidade de Mariana-MG. Embora houvesse no início da pesquisa a pretensão de se pensar a questão da didática relacionada à utilização da obra em sala de aula, a pesquisa se restringiu à análise do material didático utilizado na cidade. Como resultado, nos deparamos com a força da literatura marginal de Carolina para pensar o gênero nos estudos de literatura e também com a ausência tanto dessa autora quanto a de outras mulheres escritoras nos compêndios escolares.
Resumo em outra língua: In this work we propose to discuss about the importance of the gender debate in literature classes, acknowledging this subject as a singular facilitator in the process of reflection and contextualization of the most diverse social problems. The relevance of this discussion appears in the use of marginal literature as a teaching tool facing the confrontation of the manifestations of the normative unjust structure in education. Thereby, as we analyze how the gender questions show up in “Dump Room: diary of a slum” by Carolina Maria de Jesus, and supported by Butler’s (2003) concept of performativity, we think that other possibilities of literature in the school are possible that, consequently, work other subjects constitutions and make feasible new forms of recognition, loosening normative ideas of being a woman and creating alternatives, ways to circumvent social oppressions, questioning them, while at the same time extolling the voices of women who could never speak for themselves. The research was done through the dialogue between gender analysis in the work of Carolina and the fields of marginal literature and gender researches in education, also counting on an analysis of Portuguese text books used in public high school in Mariana-MG. Although at the beginning of the research there was the ambition to think about the didactics related to the use of the work in the classroom, the research was restricted to the analysis of the didactic material used in the city. As a result, we were faced with the strength of the marginal literature of Carolina to think gender in literature studies and also with the absence of both this author and other women writers in school textbooks.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11847
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/12/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_GêneroQuartoDespejo.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons