Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11684
Título: A escola é mesmo para todos(as)? : o que dizem as mães, professoras e alunos com deficiência a respeito da relação com a escola?
Autor(es): Siqueira, Luanna Burgos
Orientador(es): Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Diniz, Margareth
Palavras-chave: Inclusão escolar
Estudantes com deficiência
Relação escola-família
Sociologia educacional
Data do documento: 2019
Membros da banca: Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Diniz, Margareth
Nogueira, Marlice de Oliveira e
Rahme, Mônica Maria Farid
Referência: SIQUEIRA, Luanna Burgos. A escola é mesmo para todos(as)?: o que dizem as mães, professoras e alunos com deficiência a respeito da relação com a escola? 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: Desde a Constituição Federal de 1988, são garantidos direitos às pessoas com deficiência no Brasil, dentre eles a igualdade no acesso à escola. Embora existam leis e diretrizes que demarcam o direito da pessoa com deficiência no âmbito escolar e tenha se ampliado a discussão sobre inclusão escolar nas últimas décadas no cenário educacional brasileiro, quando falamos da relação família-escola em casos de alunos com deficiência constatamos que existem poucos estudos sobre a temática no campo da sociologia da educação, e que essa inclusão ainda não foi efetivada. Assim, buscando contribuir com este debate, esta dissertação trouxe como objetivo geral investigar como se constitui a relação família-escola nos casos de inclusão de alunos/as de camadas populares em escolas da rede pública de Mariana - MG. A pesquisa seguiu a abordagem qualitativa e partiu de uma análise documental e bibliográfica, realizada por meio do levantamento de artigos, teses e dissertações do Portal da CAPES, do site da Anped, da biblioteca eletrônica e demais publicações sobre o tema. Em um segundo momento, foi realizado um estudo qualitativo por meio de entrevistas reflexivas com os familiares dos alunos com deficiência e suas professoras. Ao todo foram feitas seis entrevistas, sendo duas com as mães dos alunos com deficiência, duas com as professoras destes alunos e duas com os próprios alunos. A escolha da entrevista como instrumento principal de construção de dados se deu pelo interesse em querer compreender as vivências das famílias e da escola no processo de inclusão. As falas das mães, professoras e alunos mostraram as dificuldades enfrentadas pelas famílias das camadas populares para que seus filhos sejam incluídos na escola. Sem o suporte necessário do Estado, essas famílias permanecem sem apoio, informações e condições concretas para a educação de seus filhos. As escolas, por sua vez, ainda não tiveram seus espaços, o projeto pedagógico, a formação dos professores e os materiais adaptados para a efetiva inclusão das crianças com deficiência e o acolhimento de suas famílias.
Resumo em outra língua: Since the Federal Constitution of 1988, rights have been guaranteed to people with disabilities in Brazil, including equality in access to school. Although there are laws and guidelines that demarcate the right of a person with disabilities in the school environment, and the discussion about school inclusion in the last decades in the Brazilian educational scenario has expanded. When we talk about the relationship family-school in cases of students with disabilities we find that there are few studies on the subject in the field of sociology of education, and that inclusion has not been carried out yet. Thus, in order to contribute to this debate, this dissertation aimed to investigate how the relationship family - school is constituted in cases of inclusion of students from popular classes in public schools in Mariana - MG. The research followed the qualitative approach and started from a documentary and bibliographical analysis, carried out through the survey of articles, theses and dissertations of the CAPES Portal, from the Anped site, the electronic library and other publications on the subject. In a second moment, a qualitative study was carried out through reflective interviews with the families of the students who has disabilities and their teachers. In all, six interviews were carried out, two with the mothers of students with disabilities, two with the teachers of these students and two with the students themselves. The choice of a interview as the main instrument of data construction was due to the interest in wanting to understand the experiences of the families and the school in the process of inclusion. The speeches of the mothers, teachers and students showed the difficulties faced by the families of the popular classes for their children to be included in school. Without the necessary support from the state, these families remain without concrete support, information and conditions for the education of their children. Schools, for their part, haven't had their spaces, pedagogical project, training of teachers and the materials adapted yet for the effective inclusion of children with disabilities and the reception of their families.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11684
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/07/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EscolaÉTodos.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons