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Título: IDEB, avaliações externas e gestão educacional : percepções de gestores escolares sobre usos e implicações.
Título(s) alternativo(s): IDEB, external evaluations and educational management : perceptions of schools managers on uses and implications.
Autor(es): Matos, Daniel Abud Seabra
Oliveira, Breynner Ricardo de
Tripodi, Maria do Rosário Figueiredo
Data do documento: 2018
Referência: MATOS, D. A. S.; OLIVEIRA, B. R. de; TRIPODI, M. do R. F. IDEB, avaliações externas e gestão educacional: percepções de gestores escolares sobre usos e implicações. Revista Devir Educação, Lavras, v. 2, n. 2, p. 56-77, jul./dez., 2018. Disponível em: <http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/73>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: Buscamos, a partir da percepção de gestores, conhecer as lógicas de gestão escolar em municípios mineiros, por meio da sua interface com iniciativas de medida e avaliação federais. No total, participaram cinco escolas públicas de quatro municípios do estado de Minas Gerais. Realizamos entrevistas semiestruturadas individualmente com cinco gestoras. Utilizamos uma abordagem qualitativa, sendo as entrevistas analisadas por meio de análise de conteúdo. Nesse sentido, empregamos as seguintes categorias analíticas: a) modificação da gestão escolar; b) IDEB e qualidade em educação; c) modificação do trabalho pedagógico do professor. Em síntese, nossos resultados apontam para um forte efeito de indução que as avaliações externas e o IDEB têm produzido nas escolas e nos profissionais da educação, o que envolve questões como o estabelecimento de metas, monitoramento intenso das escolas e replanejamento institucional. Portanto, identificamos diversos usos e implicações do IDEB e avaliações externas. Tomados em conjunto, nossos resultados corroboram a literatura educacional.
Resumo em outra língua: Considering the perception of school managers, this paper analyses the interface among external evaluations, Index of Development of Basic Education (IDEB) and the strategies adopted by schools in the municipalities of Minas Gerais, Brazil. Five public schools from four municipalities in the state were selected. Oriented by a qualitative approach, we conducted individual semi-structured interviews with five school managers. The interviews were analyzed through content analysis, based on the following analytical categories: a) modification of school management; b) IDEB and quality in education; c) modification of the pedagogical work of the teacher. The results indicate a strong induction effect that external evaluations and IDEB have produced in public schools and in education professionals, which involves issues such as goal setting, intense school monitoring and institutional replanning. Therefore, we have identified several uses and implications of IDEB and external evaluations, indicating that external evaluations modifiy school dynamics. The results corroborate the educational literature on the field.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11551
DOI: https://doi.org/10.30905/ded.v2i2.73
ISSN: 2526-849X
Licença: Os trabalhos publicados pela revista Devir Educação estão sob licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Devir Educação <http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/about/submissions>. Acesso em: 08 jun. 2018.
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