Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11459
Título: Programa Bolsa Família – uma análise sob a óptica das condições socioambientais em que vivem as famílias beneficiárias em um município da Serra do Espinhaço, MG, Brasil.
Autor(es): Onuzik, Natália de Cássia
Tavares, Ricardo
Lima, Cláudia Aparecida Marliére de
Fausto, Maria Arlene
Palavras-chave: Determinantes socioambientais
Pobreza
Análise de correspondência
Data do documento: 2018
Referência: ONUZIK, N. de C. et al. Programa Bolsa Família – uma análise sob a óptica das condições socioambientais em que vivem as famílias beneficiárias em um município da Serra do Espinhaço, MG, Brasil. REA - Revista de Estudos Ambientais, v. 20, n. 1, p. 58-69, jan./jun. 2018. Disponível em: <http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rea/article/view/7014/4061>. Acesso em: 19 mar. 2019.
Resumo: É inegável o impacto do Programa Bolsa Família (PBF) na vida de milhões de famílias brasileiras, porém inúmeras são as estruturas que sustentam a desigualdade social no Brasil, entre elas as condições socioambientais em que vivem as populações. Considerando a importância em articular outras políticas públicas ao PBF, esse estudo propôs investigar, empregando a técnica de Análise de Correspondência (AC), associações entre a situação de pobreza das famílias beneficiárias pelo PBF residentes em um município da Serra do Espinhaço, interior do Estado de Minas Gerais, Brasil, com as condições socioambientais em que vivem. Os resultados revelaram precariedades no que tange a oferta de serviços de saneamento básico no município e a situação estrutural das moradias. Além disso, as insalubridades ambientais diagnosticadas mostraram-se mais graves conforme a severidade da pobreza. Tendo em vista que o fenômeno da pobreza percorre os mecanismos de renda, mas não se esgota neles, é de suma importância que políticas públicas, nesse sentido, sejam elaboradas e articuladas às de transferência de renda, no caso brasileiro, ao PBF, de modo a enfraquecer o cenário das desigualdades no país.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11459
Link para o artigo: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rea/article/view/7014/4061
DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1983-1501.2018v20n1p58-69
ISSN: 1983-1501
Aparece nas coleções:DEEST - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ProgramaBolsaFamília.pdf
  Restricted Access
595,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.