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Título: Da construção ao rompimento com a tradição : o Colégio Ordem e Progresso da Polícia Civil de Minas Gerais.
Autor(es): Pereira, Karla Karoline
Orientador(es): Carvalho, Rosana Areal de
Palavras-chave: Colégio Ordem e Progresso
Minas Gerais - Polícia Civil
Identidade
Memória
Escola estadual
Data do documento: 2018
Membros da banca: Carvalho, Rosana Areal de
Pereira, Matheus Henrique de Faria
Nascimento, Adilson de Oliveira
Referência: PEREIRA, Karla Karoline. Da construção ao rompimento com a tradição : o Colégio Ordem e Progresso da Polícia Civil de Minas Gerais. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o percurso histórico do originalmente Colégio Ordem e Progresso, hoje, Escola Estadual Ordem e Progresso, unidade escolar de educação básica, vinculada à Polícia Civil de Minas Gerais. Propomos que alguns movimentos de questionamento do status quo da instituição ao longo da segunda década dos anos 2000 apresentam-se como resposta à sua obstinação em evocar uma tradição, lastreada na memória institucional da escola, muito vinculada aos primeiros vinte anos de sua existência – 1962 a 1984, recorte temporal contemplado pelo trabalho. Ao longo dessas duas décadas iniciais, destacamos dois elementos que consideramos relevantes para a conformação da identidade institucional, quais sejam a permanência de um único diretor escolar no cargo, o delegado de polícia José Spártaco Pompeu e a vigência do Regime Militar. Tendo isso em vista, busca-se discutir alguns eventos recentemente vivenciados pela escola em um cenário no qual memória, tradição e mudança são elementos de um embate sóciopolítico em que a comunidade do entorno, apoiada pela Secretaria de Estado de Educação, reivindica o direito de acessar as vagas disponíveis, enquanto a escola, por entender-se como uma escola sui generis, defende a reserva de vagas aos dependentes de policiais civis.
Resumo em outra língua: The present work presents a reflection on the historical course of the originally Order and Progress College, today, State School Order and Progress, a school unit of basic education, linked to the Civil Police of Minas Gerais. We propose that some movements of questioning the status quo of the institution throughout the second decade of the year 2000 are presented as a response to their obstinacy in evoking a tradition, backed by the institutional memory of the school, closely linked to the first twenty years of its existence - 1962 to 1984, temporal cutback contemplated by the work. Throughout these initial two decades, we highlight two elements that we consider relevant for the conformation of the institutional identity, namely the permanence of a single school director in the position, the police officer José Spártaco Pompéu and the validity of the Military Regime. With this in view, we try to discuss some events recently experienced by the school in a scenario in which memory, tradition and change are elements of a socio-political conflict in which the surrounding community, supported by the State Department of Education, claims the right to access available positions, while the school, because it is understood as a sui generis school, defends the reserve of places to the dependents of civil police.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11142
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Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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