Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/11101
Título: Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência.
Título(s) alternativo(s): Facebook as a complementary learning tool in a Family and Community Medicine discipline : experience report.
Autor(es): Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Toneli, Bárbara Rodrigues
Santos, Álisson Oliveira dos
Pereira, Rodrigo Pastor Alves
Palavras-chave: Rede social
Educação
Social networking
Education
Data do documento: 2018
Referência: SAVASSI, L. C. M. et al. Facebook como ferramenta complementar de aprendizado em uma disciplina de Medicina de Família e Comunidade : relato de experiência. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 2, p. 156-177, jul./dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2359>. Acesso em: 7 mar. 2019.
Resumo: O uso de redes sociais no processo de aprendizagem expandiu-se nos últimos anos devido à sua popularidade entre os estudantes, à flexibilidade do tempo gasto na rede e ao seu potencial de interação entre professores e alunos. Apresenta-se a experiência da disciplina “Medicina de Família e Comunidade”, da Escola de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, em que a rede social Facebook é utilizada como ferramenta complementar no processo de aprendizado acadêmico. Em um grupo controlado e secreto dessa rede, alunos matriculados na disciplina convertem dúvidas clínicas cotidianas em objetivos de aprendizado sob a mediação dos professores responsáveis. A participação dos acadêmicos não é obrigatória nem possui caráter avaliativo. Trata-se de estratégia complementar na qual houve participação ativa a partir das dúvidas levantadas nos atendimentos ambulatoriais, tornando as interações dos alunos qualificadas e o processo de aprendizagem contextual e significativo.
Resumo em outra língua: The use of Social Networks in learning process has expanded in recent years due to its popularity among students, the flexibility of time spend there and its potential for teachers and students interaction and among students themselves. We present the Federal University of Ouro Preto School of Medicine “Family and Community Medicine” discipline experience, where Facebook Social Network is used as a complementary tool in the academic learning process. In a controlled and secret group of this network, the students enrolled in the discipline convert daily clinical doubts into learning objectives under supervision of the responsible teachers. The academics participation is neither mandatory nor evaluative. It is a complementary strategy in which there was active participation arising from patient care doubts, making the students’ interactions qualified, and the process of learning contextual and meaningful.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11101
ISSN: 2237-5864
Licença: Os trabalhos publicados na Revista Docência do Ensino Superior estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Docência do Ensino Superior <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 22 jan. 2018.
Aparece nas coleções:DEMSC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FacebookFerramentaComplemetar.pdf628,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.