Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10675
Título: Entre batalhas : de relíquias ao revival da arte acadêmica : as pinturas históricas e sua relação com a trajetória institucional do Museu Histórico Nacional (MHN) e do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), entre 1922 e 1994.
Autor(es): Castro, Isis Pimentel de
Orientador(es): Mollo, Helena Miranda
Palavras-chave: Pintura
Exposição
Coleções de arte
Museus nacionais
Museus - aquisições
Data do documento: 2018
Editora / Evento / Instituição: CASTRO, Isis Pimentel de. Entre batalhas: de relíquias ao revival da arte acadêmica: as pinturas históricas e sua relação com a trajetória institucional do Museu Histórico Nacional (MHN) e do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), entre 1922 e 1994. 2018. 185 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Membros da banca: Mollo, Helena Miranda
Abreu, Marcelo Santos de
Rangel, Marcelo de Mello
Caldeira, Ana Paula Sampaio
Montenegro, Aline
Dias, Luciana da Costa
Resumo: As pinturas de história são constantemente apresentadas nas exposições como objetos-fetiches. Elas não só apresentam o passado, como constituem uma janela para ele, desta forma, alheias aos processos sociais que tornaram aquelas representações possíveis. O presente projeto de pesquisa visa analisar as relações entre as coleções permanentes e as instituições museológicas, problematizando as definições de objeto histórico/objeto artístico e de museu de arte/museu histórico, uma vez que estes implicam em diferentes apreensões de tempo. Tais noções foram e são constantemente repensadas nos processos de troca, transferência e doação entre museus, assim como na reelaboração de sua narrativa museológica ao longo do tempo. Serão objeto de estudo as exposições permanentes de dois dos principais museus brasileiros – Museu Nacional de Belas Artes e Museu Histórico Nacional, entre os anos de 1922 e 1994.
Resumo em outra língua: The paintings of History are often displayed in art exhibitions as fetish objects. They show the past and also build a window for it when they are apart from the social processes that made those representations possible. The following research project aims to analyze the connections between the enduring collections and museum institutions, putting into questioning the definitions of historic/artistic object of study and the definitions of art museums/historic museum, since they entail in different time assimilations. These understandings have been constantly rethought regarding the exchanging, transferring and donation processes among museums, as well as in the rebuilding of museum narratives during the years. The permanent exhibitions of the two most important Brazilian museums – Museu Nacional de Belas Artes and Museu Histórico Nacional, will be the subject of this research, considering the period between 1922 and 1994.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10675
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/02/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGHis - Doutorado (Teses)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_EntreBatalhasRelíquias.pdf6,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons