Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10606
Título: O(a) espectador(a) nos trilhos da emancipação : práticas de mediação teatral com estudantes da Educação de Jovens e Adultos.
Autor(es): Pereira, Ana Amaral Nunes
Orientador(es): Pinto, Davi de Oliveira
Palavras-chave: Teatro
Plateias de teatro
Escolas
Mediação
Data do documento: 2018
Membros da banca: Pinto, Davi de Oliveira
Carvalho, Flavio Augusto Desgranges de
Bortolini, Neide das Graças de Souza
Referência: PEREIRA, Ana Amaral Nunes. O(a) espectador(a) nos trilhos da emancipação : práticas de mediação teatral com estudantes da Educação de Jovens e Adultos. 2018. 174 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: A pesquisa realizada objetivou trabalhar a emancipação de estudantes de duas turmas da EJA de uma escola municipal em Ouro Preto - MG por meio da mediação teatral de uma leitura dramática. Fez-se uma revisão bibliográfica sobre mediação teatral e emancipação. Com base em dados recolhidos ao longo de um período inicial de observação da escola enquanto espaço físico e instituição de ensino, planejaramse, executaram-se e analisaram-se ações mediadoras pré, durante e pós-espetáculo. Os dados foram registrados por meio de anotações da pesquisadora, trabalhos escritos feitos pelos (as) participantes, gravações em áudio e fotografia. A interpretação dos dados obtidos levou a concluir que, mesmo que o teatro seja um conhecimento pouco trabalhado na escola parceira, a exemplo de quase todas as escolas públicas brasileiras; ainda que apresentações da arte teatral não estejam tão presentes quanto deveriam na programação cultural da cidade de Ouro Preto; embora haja ainda uma distância entre a produção artística do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto e a comunidade ouro-pretana; a despeito de não ter sido possível contar com uma estrutura que possibilitasse a saída das duas turmas para ir ao teatro; em que pesem todos esses obstáculos, foi possível desenvolver um processo de mediação teatral perpassada pela busca da emancipação que, até certo ponto, instrumentalizou e sensibilizou os (as) estudantes e a professora com relação ao teatro e ao posicionamento do (a) cidadão (ã) no que se refere a si mesmos (as), aos (às) demais cidadãos (ãs) e ao complexo contexto que enfrentam no seu dia a dia.
Resumo em outra língua: The research carried out aimed working on the emancipation of students from two classes of the EJA of a municipal school in Ouro Preto - MG through theatrical mediation. A bibliographical review on theatrical mediation and emancipation was made. Based on data collected during an initial period of observation of the school as a physical space and educational institution, pre, during and post-show mediating actions were planned, executed and analyzed. The data were recorded through the researcher's notes, written works done by the participants, audio and photography recordings. The interpretation of the data obtained led to the conclusion that, even if theater is a knowledge litle worked in the partner school, like almost all Brazilian public schools; although presentations of theatrical art are not as present as it should be in the cultural programming of the city of Ouro Preto; although there is still a distance between the artistic production of the Department of Performing Arts of the Federal University of Ouro Preto and the Community of Ouro Preto; despite the fact that it was not possible to have a structure that allowed the two classes to leave the school to go to the theater; in spite of all these obstacles, it was possible to develop a process of theatrical mediation permeated by the search for emancipation that, to some extent, instrumentalized and sensibilitized the students and the teacher in relation to the theater and the position of the citizen with respect to himself, to the other citizens and the complex context that they face in their daily life.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10606
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_EspectadorTrilhosEmancipação.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons