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Title: Prosódia e persuasão no discurso religioso neopentecostal : um estudo de caso.
Authors: Alves, Cristiane Navais
metadata.dc.contributor.advisor: Antunes, Leandra Batista
Keywords: Língua portuguesa - versificação
Discursos, alocuções, etc
Religião
Persuasão - retórica
Issue Date: 2017
metadata.dc.contributor.referee: Bodolay, Adriana Nascimento
Antunes, Leandra Batista
Mendes, Paulo Henrique Aguiar
Citation: ALVES, Cristiane Navais. Prosódia e persuasão no discurso religioso neopentecostal : um estudo de caso. 2017. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo verificar o papel da prosódia na persuasão no discurso religioso neopentecostal. Para isso, procuraremos mostrar o comportamento de determinados parâmetros prosódicos nos afetos sociais de autoridade, conselho, crítica e falsa modéstia, bem como discutir a importância desses afetos na construção do ethos discursivo e do discurso em questão. Analisamos dois líderes brasileiros de forte influência midiática e analisamos como eles conduzem suas pregações, do ponto de vista prosódico e discursivo, sinalizando na fala seus afetos, posicionamentos, julgamentos e valores e como a conjunção desses fatores contribui para persuadir. O corpus da pesquisa é composto por 8 vídeos (4 para cada locutor) de cultos religiosos televisionados. Desses vídeos foram selecionados 180 enunciados contemplando os respectivos afetos sociais: neutro, autoridade, conselho, crítica e falsa modéstia. Os enunciados foram analisados acusticamente por meio do software PRAAT®, em que foram observadas questões relacionadas à F0, à duração e à intensidade. Outro parâmetro observado, porém perceptivamente, foi a qualidade de voz. O resultado comprovou que a prosódia, um dos componentes linguísticos responsáveis pela construção do sentido em discursos orais, contribui para a persuasão no discurso religioso neopentecostal por meio dos afetos sociais de fala.
metadata.dc.description.abstracten: This work is aimed at verifying the role of prosody in persuasion within the Neopentecostal religious discourse. To do so, we will show how certain prosodic parameters behave in social affects of authority, advice, criticism, and false modesty, as well as discuss the importance of these affects at construing the discursive ethos and the discourse studied. We analyzed two Brazilian leaders strongly influent in the media and how they preach, from a prosodic and discursive standpoint, signaling in their speech their affects, attitude, judgments, values, and how the synchrony among these factors contribute to persuading their audience. The corpus of this study is composed by 8 videos (4 for each speaker) of religious cults aired on television. From these videos, 180 utterances were selected contemplating the respective social affects: neutral, authority, advice, criticism, and false modesty. The utterances were acoustically analyzed using the software PRAAT®, which made possible to observe issues related to the F0, the duration and the intensity. Another parameter observed (perceptively) was voice quality. The result showed that prosody, one of the linguistic components responsible for the construction of meaning in oral discourses, contributes to persuasion within the Neopentecostal religious discourse throughout the speech social affects.
Description: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10516
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 01/11/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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