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Título: Estudo relativo à produção de uma sequência didática sobre HPV e campanha de vacinação : uma abordagem emancipatória para o trabalho no ensino fundamental.
Autor(es): Vilela, Fernanda de Araújo Satler
Orientador(es): Zama, Uyrá dos Santos
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Palavras-chave: Orientação sexual
Colo uterino - câncer - prevenção
Papilomavírus
Data do documento: 2018
Membros da banca: Trazzi, Patrícia Silveira da Silva
Maia, Cristina de Oliveira
Zama, Uyrá dos Santos
Referência: VILELA, Fernanda de Araújo Satler. Estudo relativo à produção de uma sequência didática sobre HPV e campanha de vacinação : uma abordagem emancipatória para o trabalho no ensino fundamental. 2018. 69 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: A abordagem da sexualidade com enfoque no HPV (Papiloma-vírus Humano) foi escolhida como tema de nosso trabalho, visto que a campanha de vacinação contra este agente trouxe muitas polêmicas, tais como a segurança do procedimento ou a possível “permissão” para o início precoce da vida sexual em crianças/adolescentes. Acreditamos que a elaboração das campanhas pode ter refletido em uma baixa adesão das meninas e, a partir de 2017, igualmente dos meninos que deveriam ser vacinados, sendo fundamental ampliar o conhecimento sobre assunto e discutir a importância da imunização para a prevenção desde condilomas genitais até o câncer de colo de útero. Assim, no presente trabalho buscamos não apenas reunir e divulgar informações a respeito do HPV e suas implicações para a saúde humana, mas especialmente, discutir as controversas que permeiam a campanha de vacinação do Ministério da Saúde e tornar os alunos aptos a tomarem decisões. Assim, inserimos uma sequência didática (SD) utilizando o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) nas salas de aula do ensino fundamental, dentro do tema transversal “Orientação Sexual”, uma vez que envolve alunos da faixa etária alvo. A SD foi produzida em parceria com os pesquisadores e a docente regente e propiciou uma rica discussão sobre as implicações sociais, políticas e econômicas das campanhas de vacinação na realidade dos sujeitos e sua real adequação ao público alvo. Ao final de 5 encontros, os alunos roteirizaram e gravaram novas campanhas de vacinação, com rigor científico e dentro da abordagem que eles consideraram adequada para efetiva sensibilização. Avaliamos que a proposta foi muito bem-sucedida tanto pela qualidade dos vídeos produzidos quanto pelo engajamento dos alunos a atividade e ao autocuidado com a saúde.
Resumo em outra língua: The approach to sexuality with a focus on HPV (Human papilloma virus) was chosen as the theme of our work, since the vaccination campaign against this agent brought many controversies, such as the safety of the procedure or the possible "permission" to start precocious sexual life in children / adolescents. We believe that the preparation of the campaigns may have reflected the low adherence of the girls and, as of 2017, also of the boys who should be vaccinated. It is fundamental to broaden the knowledge about the subject and to discuss the importance of the immunization for the prevention from genital condylomas to cancer of the cervix. Thus, in the present work we seek not only to gather and disseminate information about HPV and its implications for human health, but especially to discuss the controversies that permeate the vaccination campaign of the Ministry of Health and to make the students able to make decisions. Thus, we inserted a didactic sequence (SD) using the CTS (Science, Technology and Society) approach in primary school classrooms, within the cross-cutting theme "Sexual Orientation", since it involves students of the target age group. SD was produced in partnership with the researchers and the regent teacher and provided a rich discussion on the social, political and economic implications of vaccination campaigns on subjects' reality and their actual suitability to the target audience. At the end of 5 meetings, the students scripted and recorded new vaccination campaigns, with scientific rigor and within the approach they considered appropriate for effective awareness raising. We evaluated that the proposal was very successful both for the quality of the videos produced and for the students' engagement in activity and self-care with health.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10457
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora, em 25/10/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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