Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10148
Título: Por uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna : a cena além do humano.
Título(s) alternativo(s): For a history of thinking about making of modern stage lighting : the stage beyond human.
Autor(es): Nosella, Berilo Luigi Deiró
Palavras-chave: Teatro de formas animadas
Gordon Craig
Adolphe Appia
História e historiografia do teatro
Stage lighting history
Data do documento: 2018
Referência: NOSELLA, B. L. D.. Por uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna : a cena além do humano. Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 31, p. 20-37, 2018. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101312018020>. Acesso em: 27 jul. 2018.
Resumo: O presente artigo, um dos resultados parciais de pesquisa de pós-doutoramento sobre uma história do fazer e do pensamento da iluminação cênica moderna, apresenta algumas questões relativas a tal proposição e estabelece algumas bases do pensamento da iluminação em cena entre finais do século XIX e início do XX. Para tal, articula, com base sobretudo em Adolphe Appia e Gordon Craig, a relação entre os avanços propiciados pela iluminação elétrica e reconfigurações das tradições do teatro de figuras (marionetes), como estudado por Cristina Grazioli, numa proposição de modernização da cena, considerando-se os modos de produção, tanto da iluminação quanto da cena, em seus contextos culturais.
Resumo em outra língua: This paper, as one of the partial results of post-doctorate research on a history of making and thinking of modern stage lighting, in addition to present some issues regarding such propositions, aims to establish some thinking groundwork of stage lighting between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century. For this purpose, it articulates, especially in the thinking of Adolphe Appia and Gordon Craig, the relation between advances provided by electric lighting and reconfigurations of puppet theater traditions, as studied by Cristina Grazioli, in a proposition of stage modernization, considering the production ways, either lighting and stage, in their cultural contexts.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10148
ISSN: 14145731
Licença: Os artigos publicados pelo periódico Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Fonte: Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 30 jul 2018.
Aparece nas coleções:DEART - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_HistóriaPensamentoFazer.pdf284,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.