Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/10116
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorFaversani, Fábiopt_BR
dc.contributor.authorMartins, Caroline Morato-
dc.date.accessioned2018-09-06T11:38:37Z-
dc.date.available2018-09-06T11:38:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMARTINS, Caroline Morato. Post Mortem Uiuere : fronteiras sociais e arte funerária na cena Trimalchionis (Satyricon, 29-78). 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10116-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa investigamos a representação da integração entre grupos sociais romanos nas descrições imagéticas, principalmente aquelas com temática fúnebre, contidas na narrativa do Satyricon, fonte latina do século I d.C. Centrando na Cena Trimalchionis (Sat. 29-78), episódio em que um liberto rico, chamado Trimalquião, oferece um banquete em sua casa luxuosa, apresentaremos como a narrativa desta obra carrega em suas descrições, imagens ou écfrases, uma mistura propositalmente indecorosa de elementos artísticos. Será explorado centralmente como o tema da morte possui relevância na Cena Trimalchionis, sendo importante para o estudo das imagens verbais observadas neste episódio. Demonstraremos nessa análise como tal mistura indecorosa de elementos artísticos - havendo uma preponderância, portanto, do tema fúnebre nestes elementos – é construtora do caráter irônico e crítico da obra. Neste sentido, indicaremos como, mais do que uma crítica ao grupo de libertos, ou aos nouveau riche, a obra representa uma crítica dissimulada a uma elite romana viciosa e desmoderada, segundo a visão aristocrática do autor do Satyricon, um cortesão à época de Nero. Em nossa perspectiva, sustentamos que a crítica a uma elite imperial é dissimulada por meio da representação de grupos subalternos e de uma representação da integração entre grupos sociais distintos ao longo da narrativa. Ademais, averiguaremos a representação de um compartilhamento social, traçando paralelos entre a imagética presente no Satyricon e a arte funerária romana encontrada em túmulos atestados arqueologicamente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectRetóricapt_BR
dc.subjectCrítica socialpt_BR
dc.titlePost Mortem Uiuere : fronteiras sociais e arte funerária na cena Trimalchionis (Satyricon, 29-78).pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/08/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeFaversani, Fábiopt_BR
dc.contributor.refereeJoly, Fábio Duartept_BR
dc.contributor.refereeAgnolon, Alexandrept_BR
dc.description.abstractenThis research focuses on the representation of the integration between Roman social groups in imagery descriptions within the narrative of the first century Latin work Satyricon, emphasizing the imagery descriptions concerning funereal motifs. Our main focus consists on analyzing Cena Trimalchionis (Sat. 29-78), episode when a rich freedman, Trimalchio, offers a banquet in his luxurious home. We argue the narrative of this work contains in its descriptions, images and ecphrases, a purposefully indecorous mixture of artistic elements. We will explore how the theme of death has relevance in Cena Trimalchionis and how important it is for the study of imagery descriptions observed in this episode. We will demonstrate in this analysis how the indecorous mixture of artistic elements – there being a preponderance of funereal motifs in these elements – is constructor of the work’s ironic and critical tone. Furthermore, we will indicate how, more than a critique of the group of freedman, or the nouveau riche, the work represents a covert criticism to a vicious and demoralized Roman elite, in accordance with the aristocratic vision of Satyricon’s author, a courtier during Nero’s epoch. In our perspective, we argue that criticism of an imperial elite is disguised through the representation of subaltern groups and of the integration between distinct social groups throughout the narrative. Moreover, we will examine the representation of a social sharing, tracing parallels between Satyricon’s imagery and Roman funerary art found in archaeologically attested tombs.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGHis - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PostMortemUiuere.pdf4,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons