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Título: Análise estrutural de contêineres marítimos utilizados em edificações.
Autor(es): França Junior, Adelmo Magalhães de
Orientador(es): Souza, Flávio Teixeira de
Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Palavras-chave: Método dos elementos finitos
Análise numérica
Sustentabilidade
Construção metálica
Data do documento: 2017
Membros da banca: Souza, Flávio Teixeira de
Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Arcipreste, Cláudia Maria
Mazon, Ana Amélia Oliveira
Referência: FRANÇA JUNIOR, Adelmo Magalhães de. Análise estrutural de contêineres marítimos utilizados em edificações. 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Os contêineres marítimos, responsáveis pelo transporte de mercadorias pelo mundo todo, possuem destino incerto ao término de sua vida útil, sendo abandonados e acumulados nos portos do mundo inteiro. Recentemente, com o aumento da preocupação com a sustentabilidade, profissionais da cadeia de produção da construção civil estão reciclando os contêineres marítimos ao inseri-los em projetos de residências, hotéis, escolas, lojas, etc. Um fator que contribui para o aumento é o fato desses componentes proporcionarem uma relação custo-benefício vantajoso, considerando que o seu custo final e seu cronograma de implantação são significativamente menores quando comparados com uma construção nos padrões convencionais. A técnica construtiva envolvendo contêineres requer os padrões técnicos de uma construção metálica e planejamento detalhado à entrega ao cliente. Adicionalmente são necessários cuidados no que diz respeito à aquisição dos contêineres no que tange à garantia da qualidade do produto final, bem como a mitigação dos efeitos térmicos e acústicos. Este trabalho tem por principal objetivo, avaliar a utilização de contêineres marítimos na construção civil, considerando questões pertinentes às técnicas construtivas relacionadas ao contêiner marítimo. Para isto, foi feita uma investigação a respeito dos elementos estruturais do contêiner, bem como os materiais empregados – em especial o aço anticorrosivo. Reuniram-se informações relativas ao sistema construtivo, que vai da fase de projeto, aquisições e transporte, fundações, reparos e adaptações, pintura, montagem, aplicação de fechamentos e isolamentos até a instalação de sistemas complementares. Foi feita também a simulação estrutural dos contêineres. A partir das informações compiladas, foram criados quatro modelos computacionais sendo que em cada um simulou-se uma hipótese em função das condições de apoio, aberturas e carregamentos distintos. Para estes modelos computacionais aplicou-se o Método dos Elementos Finitos por meio do software SAP2000, utilizando os elementos de barra e de casca. Os resultados obtidos de cada análise indicaram que o contêiner tem sua rigidez diminuída quando se utilizam aberturas em seus painéis laterais, ocasionando deslocamentos e excessivas tensões próximas à tensão de escoamento do material.
Resumo em outra língua: Shipping containers, which are responsible for the transportation of goods around the world, have uncertain destination at the end of their useful life, being abandoned and accumulated in the ports of the whole world. Recently, with the increasing concern for sustainability, professionals are recycling the shipping containers by inserting them in the civil construction applied in residences, hotels, schools, shops, etc. One factor that contributes to the increase is that these components provide an advantageous cost-benefit ratio, considering that their final cost and their implementation schedule are significantly smaller when compared to a construction in conventional standards. The constructive technique involving containers requires technical standards of a metal construction and detailed planning to delivery to the customer. In addition, it is necessary to take care of the purchase of the containers in relation to the guarantee of the quality of the final product, as well as the mitigation of the thermal and acoustic effects. The purpose of this dissertation is to evaluate the use of marine containers in civil construction, considering issues related to construction techniques related to the maritime container. For this, an investigation was made regarding the structural elements of the container, as well as the materials used - especially anticorrosive steel. Information was gathered on the construction system, which goes from the design phase, acquisitions and transportation, foundations, repairs and adaptations, painting, assembly, application of closures and insulation to the installation of complementary systems. The structural simulation of the containers was also made. From the information compiled, four computational models were created, each of which was simulated as a function of the different support conditions, openings and loads. For these computational models, the Finite Element Method was applied using SAP2000 software, using bar and shell elements. The results obtained from each analysis indicated that the container has its stiffness diminished when using openings in its side panels, causing displacements and excessive strenghts close to the material yeld strenght.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9986
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