Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9914
Title: A utilização de contos de suspense e atividades investigativas no processo de ensino e aprendizagem de química na educação básica : uma proposta de um paradidático sobre ciência forense.
Authors: Munayer, Tatiana Kristini Agostinho
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Gilmar Pereira de
Santos, Cláudio Gouvêa dos
Keywords: Química - ensino e aprendizagem
Ciência forense
Contos-suspense
Issue Date: 2018
metadata.dc.contributor.referee: Souza, Gilmar Pereira de
Santos, Cláudio Gouvêa dos
Zama, Uyrá dos Santos
Mateus, Alfredo Luis Martins Lameirão
Citation: MUNAYER, Tatiana Kristini Agostinho. A utilização de contos de suspense e atividades investigativas no processo de ensino e aprendizagem de química na educação básica : uma proposta de um paradidático sobre ciência forense. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Abstract: Esta pesquisa buscou investigar como um paradidático constituído de contos de suspense sobre o tema ciência forense e atividades investigativas contribui para o Engajamento Disciplinar Produtivo dos estudantes em aulas de Química do ensino médio. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a técnica de observação participante para coleta de dados. Numa primeira etapa, foram elaborados cinco contos de suspense sobre os procedimentos de ciência forense presentes em casos reais de investigações criminais, seguidos de atividades de caráter investigativo, para comporem o paradidático. A segunda etapa da pesquisa consistiu na aplicação de dois dos contos do paradidádico (“Sem Impressão” e "O Mistério do 501”) para uma turma com 30 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública municipal, de Contagem, Minas Gerais. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de gravações de todas as aulas em vídeo e áudio, que posteriormente foram transcritas, além das observações serem registradas em um diário de campo. Os dados obtidos foram analisados numa terceira etapa por meio da Análise Textual Discursiva. No decorrer das atividades, ficou evidente o envolvimento da turma, pois os alunos se mantiveram atentos e interessados todo o tempo, interagindo com a professora e entre eles. Os resultados permitiram inferir que os contos de suspense associados às atividades investigativas, bem como, o tema ciência forense possuem potencial para promover um ambiente de aprendizagem favorecedor do Engajamento Disciplinar Produtivo no ensino de química.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9914
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/04/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_UtilizaçãoContosSuspense.pdf6,51 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_UtilizaçãoContosSuspense.pdf3,08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons