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Título: Concepções e práticas pedagógicas de alfabetização : um estudo com professores de crianças com paralisia cerebral.
Autor(es): Ribeiro, Joana Vicente
Orientador(es): Franco, Marco Antônio Melo
Palavras-chave: Alfabetização
Inclusão
Paralisia cerebral
Práticas pedagógicas
Data do documento: 2018
Membros da banca: Franco, Marco Antônio Melo
Corrêa, Hércules Tolêdo
Rodrigues, Sônia Maria
Referência: RIBEIRO, Joana Vicente. Concepções e práticas pedagógicas de alfabetização : um estudo com professores de crianças com paralisia cerebral. 2018. 105 f.Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: O aumento da presença de crianças público-alvo da educação especial no ensino regular tem gerado inquietações no que se refere às práticas pedagógicas desenvolvidas nos processos de ensino-aprendizagem, especificamente quando se trata da alfabetização - no caso deste estudo, a criança com paralisia cerebral. O estudo aqui apresentado busca investigar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental I têm desenvolvido práticas pedagógicas inclusivas no campo da leitura e da escrita de crianças com paralisia cerebral. Para realizar a pesquisa, a perspectiva metodológica adotada foi a abordagem qualitativa. Participaram do estudo 4 professoras ligadas diretamente ao processo de ensino-aprendizagem, mais especificamente à alfabetização, de 3 crianças diagnosticadas com paralisia cerebral, com idade entre 7 e 11 anos, regularmente matriculados no Ensino Fundamental I da rede municipal da cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as docentes e observações em salas de aula. Os dados foram analisados em duas etapas: a primeira diz respeito às entrevistas e a segunda à apresentação dos dados coletados nas observações, os quais buscamos dialogar com as respostas das entrevistas. Em relação à primeira etapa, a análise dos dados revelou inconsistência na concepção conceitual, por parte das professoras, acerca da inclusão e da alfabetização, implicando na elaboração de práticas pouco calcadas em domínios teóricos. A segunda etapa revelou que as ações realizadas pelas docentes no campo da leitura e da escrita com as crianças com paralisia cerebral estão distantes de serem ações inclusivas de fato. Relacionando as entrevistas e as observações, foi possível identificar que o pouco domínio teórico dificulta a reflexão acerca dos casos e, por conseguinte, a elaboração de práticas mais inclusivas.
Resumo em outra língua: The increase in the presence of children targeted by special education in regular education has raised concerns regarding the pedagogical practices developed in the teaching-learning processes, specifically when it comes to literacy - in the case of this study, the child with cerebral palsy. The study presented here seeks to investigate how teachers of the initial years of Elementary School have developed inclusive pedagogical practices in the field of reading and writing children with cerebral palsy. To carry out the research, the methodological perspective adopted was the qualitative approach. The study included 4 teachers directly connected to the teaching-learning process, more specifically to literacy, of 3 children diagnosed with cerebral palsy, aged 7 to 11 years old, regularly enrolled in Elementary School of the municipal education system of the city of Ouro Preto, Minas Gerais. For data collection interviews were conducted semi structured with teachers and observations in classrooms. The data were analyzed in two stages: the first relates to the interviews and the second to the presentation of the data collected in the observations, which we sought to dialogue with the interview responses. In relation to the first step, the analysis of the data revealed inconsistency in the conceptual conception, on the part of the teachers, about the inclusion and literacy, leading to the elaboration of poor practices in the theoretical field. The second stage revealed that the actions carried out by teachers in the field of reading and writing with children with cerebral palsy are far from being inclusive actions in fact. Relating the interviews and the observations, it was possible to identify that the little theoretical domain makes it difficult to reflect on the cases and, therefore, the elaboration of more inclusive practices.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9849
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 18/04/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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