Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9840
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Fernanda Carvalho Bittencourt de-
dc.contributor.authorRocha, Maria Teresa Sudário-
dc.contributor.authorOliveira, Emerson Cruz de-
dc.date.accessioned2018-04-11T12:18:49Z-
dc.date.available2018-04-11T12:18:49Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, F. C. B. de; ROCHA, M. T. S.; OLIVEIRA, E. C. de. Elaboração de planos de aulas para educação física : a percepção discente. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, p. 1-8, 2018. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/17265/pdf> Acesso em: 05 abr. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn23185090-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9840-
dc.description.abstractO plano de aula é extremamente importante para as atividades docentes, mas pouco se discute sobre os itens que o compõe, assim como os aspectos práticos de sua elaboração. O foco da discussão centrava-se em fundamentos teóricos que também são imprescindíveis, mas que já foram bem discutidos. A reflexão pode ser ampliada, discutindo itens importantes para o registro e a sistematização da produção de conhecimentos na área da Educação Física, por meio dos planos de aulas. O objetivo do estudo foi comparar a percepção dos discentes iniciantes e concluintes de um curso de Licenciatura em Educação Física sobre a importância dos itens que compõem um plano de aula, bem como discutir esses itens considerando aspectos práticos da elaboração de um plano de aula. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com uma amostra de 15 graduandos com possibilidade real de conclusão do curso (grupo concluintes) e 15 graduandos do primeiro e segundo períodos (grupo iniciantes), de ambos os sexos, que receberam uma lauda de papel pautado com a solicitação de montagem de um plano de aula com o conteúdo de sua escolha. Para análise dos planos de aula, os pesquisadores tinham à sua disposição uma lista de itens previamente elencados após estudo. Para análise estatística dos dados, utilizou-se o teste Qui-Quadrado, sendo adotado nível de significância de 5%. A “descrição das atividades” foi o único item que todos aos alunos perceberam como importante e apresentaram em seus planos. O segundo item mais lembrado foi a definição de objetivos para aula. O contraponto foi a não apresentação de sugestão de “referências bibliográficas” e “espaço para comentários e reflexões após a aula”. Muito ainda precisa ser discutido sobre os demais itens que compõem um plano de aula que não deveria se resumir a uma descrição das atividades propostas para aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectPlano de aulapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleElaboração de planos de aulas para educação física : a percepção discente.pt_BR
dc.title.alternativeLesson plans development for physical education : the students’ perception.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseDireitos autorais são distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC BY-NC-SA - 4.0). Fonte: o próprio artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThe lesson plan is extremely important for teaching activities, but little is discussed about the items that compose it, as well as the practical aspects of its elaboration. The focus of the discussion centered on theoretical foundations that are also indispensable, but which have already been well discussed. The reflection can be broadened, discussing important items for the registration and systematization of the production of knowledge in the area of Physical Education, through the lesson plans. The aim of this study was to compare the perception of beginning and finishing students of a Licentiate degree in Physical Education on the importance of the items that make up a lesson plan, as well as discuss these items considering practical aspects of the elaboration of a lesson plan. This is an exploratory-descriptive study, with a sample of 15 graduates with a real possibility of completing the course (concluding group) and 15 graduates of the first and second periods (beginning group) of both sexes, who received a lined paper with the request to assemble a lesson plan with the content of their choice. For the analysis of the lesson plans, the researchers had at their disposal a list of items previously listed after study. For the statistical analysis of the data, the chi-square test was used, being adopted a level of significance of 5%. The “description of activities” was the only item that all students perceived as important and presented in their plans. The second most remembered item was the setting of objectives for class. The counterpoint was the lack of suggestion of “bibliographical references” and “space for comments and reflections after class”. Finally, much still needs to be discussed about the other items that make up a lesson plan that should not be limited to a description of the activities proposed for class.pt_BR
Aparece nas coleções:DEEFD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ElaboraçãoPlanosAula.pdf339,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.