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Título: Entre a casa e a escola : práticas educativas familiares de pais professores homens.
Autor(es): Oliveira, Rosilane Katia de
Orientador(es): Nogueira, Marlice de Oliveira e
Palavras-chave: Família
Data do documento: 2018
Membros da banca: Nogueira, Marlice de Oliveira e
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Nogueira, Maria Alice de Lima Gomes
Referência: OLIVEIRA, Rosilane Katia de. Entre a casa e a escola : práticas educativas familiares de pais professores homens. 2018. 275 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: As pesquisas sociológicas têm ampliado as discussões acerca da relação das famílias com a escola nos diversos meios sociais. No entanto, ainda são poucos os estudos que têm enfatizado essa interface em famílias de pais que são professores e, principalmente, quando nos referimos aos progenitores masculinos. Em um minucioso levantamento bibliográfico sobre os estudos da Sociologia da Educação e, de modo particular, sobre pesquisas no âmbito da relação família e escola, constatamos a raridade de estudos sobre práticas educativas de pais professores no Brasil. Nesse contexto, a proposta central desta pesquisa é investigar os efeitos de ser pai professor na vida familiar do docente do sexo masculino da Educação Básica, com foco nas práticas educativas desenvolvidas por eles no quadro da vida escolar de seus filhos. A questão norteadora do trabalho é: quais os impactos de “ser pai professor” homem em exercício da Educação Básica na vida familiar e na escolarização dos filhos? A pesquisa foi desenvolvida em cinco cidades do Estado de Minas Gerais: Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Acaiaca e Diogo de Vasconcelos, com um desenho metodológico de abordagem qualitativa, e compreendeu duas etapas. Na fase inicial da investigação, realizamos um levantamento na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto que objetivou identificar o número de professores/as em atuação na Educação Básica nas cinco cidades mencionadas e, posteriormente, procedemos à escolha dos sujeitos. Na segunda etapa, aplicamos um questionário e entrevista semiestruturada com 10 pais professores homens em exercício nos três níveis da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). O questionário consistiu em traçar o perfil social, profissional e educacional dos sujeitos investigados e a entrevista versou sobre as práticas educativas desenvolvidas pelos pais professores na escolarização dos filhos. Os dados foram examinados pela técnica de análise interpretativa e, para sua compreensão, elencamos cinco eixos de análise com suas respectivas categorias. Os resultados indicam que os pais professores homens, sobrecarregados por uma carga horária de trabalho docente extensa, monitoram a vida escolar dos filhos, sem, no entanto, exercer forte regulação e controle das atividades escolares e extraescolares, e se mantêm, muitas vezes, nos bastidores do processo de acompanhamento familiar da escolarização. Além disso, as formas de intervenção parental na escola são pouco visíveis e diretas, e esse comportamento menos interventor pode estar ligado a sentimentos de pudor e constrangimento que produzem, por sua vez, uma relação mais distante e formal com os professores e gestores das escolas dos filhos. Em suma, pode-se concluir que, embora o “efeito pai professor” (NOGUEIRA, M.O. 2011) seja pertinente para explicar práticas educativas parentais produtoras de vantagens que impulsionam o sucesso escolar dos filhos, esse efeito apresenta nuanças que somente podem ser compreendidas levando-se em conta as condições simbólicas e materiais de vida pessoal e profissional a que estão submetidos os pais professores homens.
Resumo em outra língua: The sociological researches have expanded the discussions concerning the family relationship with the school in diverse social environments. However, there are still just a few studies which have aimed this interface in families whose parents are teachers and, specially, male parents. Through a detailed bibliographical data collection of Sociology and Education works and, particularly, researches on family-school relationship, we concluded that studies on educational practices of parents who are teachers were rare in Brazil. Thus, this research proposes an investigation in which the focus is on the effects of being a father who is a teacher in the family life of male teachers of primary education, highlighting the educational practices performed by them in the school life of their children. The question that guides our work is: what are the impacts of being a “father who is a teacher” in the exercise of Basic Educacion in family life and the schooling of children? The research was conducted in five cities of the state of Minas Gerais: Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Acaiaca and Diogo de Vasconcelos with a framework methodology built from qualitative approach and composed of two stages. In the first stage of the investigation, we collected data in Ouro Preto Regional Superintendence of Education to determine the number of teachers working at primary education schools in the five cities mentioned and then we selected the subjects. In the second stage, we applied a questionnaires and semi-structured interview questionnaires to 10 fathers who were working with the three grades of primary education (kindergarten, elementary school and high school). The questionnaires intended to establish the social, professional and educational profile of these subjects and the interview regarded the educational practices conducted by the fathers in the education of their children. The data was studied through interpretive analysis technique and for its understanding we listed five analysis guidelines with their respective categories. The results indicate that the fathers who are teachers, overloaded with extensive working hour shifts, monitor their children’s school life but without exercising a strong regulation and control of school and extra-curricular activities, remaining, most of time, behind the scenes in the process of monitoring of school education. In addition to that, the forms of parental intervention at school are hardly visible and direct, and this behavior with less intervention can be related to modesty and embarrassment which consequently cause them to have a more distant and formal relationship with the teachers and administrators of their children’s school. In essence, it is possible to conclude that, although the “father-teacher effect” (NOGUEIRA, M.O. 2011) is relevant to explain parental educational practices producing benefits which encourage the educational success of their children, this effect presents different ranges that can only be understood considering the symbolic and material conditions of personal and professional life to which male teacher parents are subjected.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9836
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 06/04/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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