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Título: A educação da “boa mocidade” sul-mineira : considerações sobre o perfil do alunado da instrução primária (1824-1840).
Autor(es): Batista, Vanessa Souza
Orientador(es): Fonseca, Marcus Vinicius
Palavras-chave: Educação - história
Minas Gerais - Sul
Ensino primário
Alunos da escola primária
Data do documento: 2018
Membros da banca: Fonseca, Marcus Vinicius
Hamdan, Juliana Cesário
Lage, Ana Cristina Pereira
Referência: BATISTA, Vanessa Souza. A educação da “boa mocidade” sul-mineira : considerações sobre o perfil do alunado da instrução primária (1824-1840). 2018. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: A presente pesquisa teve como principal objetivo identificar o perfil dos sujeitos que participaram da instrução primária, no sul de Minas Gerais, na primeira metade do século XIX. A escolha por esse período se relaciona ao fato de que houve, após a independência do Brasil (1822), um movimento de disseminação da instrução a todas as camadas da sociedade, em uma perspectiva de civilizar a população brasileira. Mediante isso, interessou-se por conhecer os sujeitos que participaram desse processo, via categorias como gênero, pertencimento étnico-racial, condição socioeconômica e grupo familiar do qual advinham. Esses dados possibilitariam compreender se, de fato, os diferentes segmentos da sociedade oitocentista participaram do processo de escolarização. No que diz respeito ao recorte espacial, utilizou-se uma perspectiva regionalista. A grande diversidade econômica e demográfica nos diferentes espaços de Minas Gerais possibilitou a formulação da seguinte hipótese: a escolarização também foi um aspecto que se diferiu dentro da província, principalmente no que permeia seu público escolar, sendo justificável o desenvolvimento de investigações versando sobre uma determinada região. Com isso, escolheu-se e delimitou-se o sul de Minas, região na qual foi possível identificar o compartilhamento de aspectos demográficos, econômicos e principalmente históricos e sociais. Em vista disso, para alcançar os objetivos almejados, fez-se uso de uma documentação censitária: as listas nominativas de habitantes de 1831/1832. Essa fonte apresentou informações de todos os habitantes de um domicílio de vários distritos mineiros, inclusive algumas listas apontaram para a participação de crianças no processo de escolarização. A partir dessa informação, foi possível estabelecer uma série de estimativas numéricas referentes aos índices de participação na instrução primária e sobre o perfil do alunado. Destaca-se que, além dos dados quantitativos, se utilizou também uma abordagem qualitativa, na perspectiva de compreender o significado da participação de diferentes segmentos no processo de escolarização. Assim, os dados referentes aos alunos foram confrontados com os dados da população total. Ademais, empreendeu-se também o cruzamento com outras fontes, como a legislação escolar, os relatórios dos presidentes da província de Minas Gerais, atas de câmaras de determinados municípios sul-mineiros e memórias escolares. Com isso, foi possível identificar que, no que diz respeito à escolarização, a perspectiva da regionalização do sul de Minas Gerais se sustenta, uma vez que o perfil do seu alunado possuía características muito particulares e distintas das demais regiões, como a já estudada Mineradora Central. Ao fim da pesquisa, detectou-se que mesmo com a participação de meninas, crianças pobres e negras, no processo de escolarização, de uma maneira geral, existiu uma predominância de indivíduos brancos, do sexo masculino, filhos de escravistas, advindos de grupos familiares que possuíam um perfil econômico elevado.
Resumo em outra língua: The aim of this research was to identify the profile of individuals who participated in the primary school, in the south of Minas Gerais, in the early XIX century. The historical period choice concerns the fact that, after Brazil‟s independence (1822), there was a movement of dissemination of instruction to all the ranges of society, in a perspective on civilizing the Brazilian population. Thus, it was of interest to know the individuals who took part in this process, through categories such as gender, ethnic and racial belonging, social economic status and family background. This data would allow us to understand if the different ninety-century society segments actually participated in the process of schooling. Regarding the space frame, it was used a regional perspective. The great economic and demographic diversity in the different spaces of Minas Gerais has enabled us to formulate the hypothesis that schooling was also an aspect which differed inside the village, mainly regarding the students, being plausible the development of investigations about a certain area. Then, it was chosen and delimitated the south of Minas, area in which the same demographic, economic and, specially, historical and social aspects could be detected. Bearing this in mind, to reach the aimed goals the census documentation, the lists of named inhabitants from 1831/1832 was used. This source displayed information of all inhabitants of a residence of many districts of Minas Gerais, moreover, some of these lists pointed out the participation of children in the process of schooling. From this data it could be stablished a series of numerical estimates referring to the rates of participation in primary school and about the students profile. It is important to highlight that in addition to the quantitative, it was also used a qualitative approach, to understand the meaning of the participation of different segments in the process of schooling. So, the data on the students was confronted with the data on the general population. Furthermore, it was also performed the data crossing with other sources such as the reports of Minas Gerais district mayors, office hall books of certain south cities of the state, and school memories. Therefore, it was possible to identify that concerning the schooling, the perspective of regionalism of Minas Gerais south is sustained since the profile of the students had very particular and distinctive features apart from other areas, such as the already studied Central Mining. In the end of the research it was revealed that even with the participation of girls, poor and black children in the schooling process, overall, there was a prevalence of white male individuals, children of slavers, from rich family background.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9831
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 02/04/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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