Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9824
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFurtado, José Luiz-
dc.date.accessioned2018-04-05T11:29:43Z-
dc.date.available2018-04-05T11:29:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFURTADO, J. L. Notas sobre algumas passagens da obra de Husserl sobre a percepção musical. Anais do SEFIM, v. 3, p. 161-173-173, 2017. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/sefim/ojs/index.php/sm/article/view/571>. Acesso em: 02 fev. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn25253778-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9824-
dc.description.abstractO texto apresenta o recurso de Husserl à audição musical nas Ideias I e nas Lições sobre a consciência imanente do tempo e seu objetivo em esclarecer um dos problemas cruciais da fenomenologia, a saber, o do estatuto dos dados hiléticos ou das sensações. Mostra que embora toda percepção envolva essencialmente sensações, a música é um caso privilegiado porque se compõe exclusivamente delas sem que tenhamos diante de nós qualquer objetividade sobre a qual projetá-las. Pretendemos, portanto, expor as ideias principais de Husserl sobre a percepção da música com a intenção, não só de esclarecer o método fenomenológico para não “iniciados”, como também de apontar problemas fundamentais relativos à percepção dantonmusical em sentido ontológico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsrestritopt_BR
dc.subjectHusserlpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titleNotas sobre algumas passagens da obra de Husserl sobre a percepção musical.pt_BR
dc.title.alternativeNotes about some excerpts of Husserl’s work about musical perception.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.description.abstractenThe text presents Husserl’s resource for musical hearing in Ideas I and in the Lessons on the immanent consciousness of time and his goal to clarify one of the crucial problems of phenomenology, namely, the status of hyletic data or sensations. It shows that although all perception involves essentially sensations, music is a privileged case because it is composed exclusively of them without having before us any objectivity on which to project them. We intend, therefore, to expose Husserl’s main ideas about the perception of music with the intention not only to clarify the phenomenological method for not “initiated”, but also to point out fundamental problems related to musical perception in an ontological sense.pt_BR
dc.identifier.uri2http://www.ufrgs.br/sefim/ojs/index.php/sm/article/view/571/383pt_BR
Aparece en las colecciones: DEFIL - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_NotasObraHusserl.pdf
  Restricted Access
703,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.