Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9817
Título: Apontamentos sobre axiologia, ideologia e a ética do empreendedorismo.
Autor(es): Boava, Diego Luiz Teixeira
Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo
Palavras-chave: Axiologia
Empreendedorismo
Ideologia
Data do documento: 2017
Referência: BOAVA, D. L. T.; BOAVA, F. M. F. M. Apontamentos sobre axiologia, ideologia e a ética do empreendedorismo. Pensamento & Realidade, v. 32, p. 93-109, 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/32492>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Resumo: A percepção sobre o empreendedor que vem sendo disseminada é aquela que faz com que a sociedade o conceba como o ente capaz de gerar riquezas, empregos e diversos outros benefícios econômicos, mais propriamente um super-­herói ou motor da economia, construindo-­se, assim, uma ideologia do empreendedorismo associada ao modo de produção capitalista. Diante dessa contextualização, pretende-­se com este artigo evidenciar a real essência da ideologia do empreendedorismo, considerando a questão da axiologia do fenômeno, seu processo de valoração, através de aporte filosófico, apoiado na redução fenomenológica, colocando entre parênteses o conhecimento prévio sobre empreendedorismo. Busca-­se, dessa forma, um novo modo de acesso ao fenômeno, baseado em análise filosófica sobre a temática, a fim de contemplar possibilidades de compreensão da realidade e não somente sua explicação. Trata-­se de um texto reflexivo e crítico, que apresenta o tema de maneira a atingir a essência do fenômeno pesquisado, no que tange a sua axiologia e ideologia. Por fim, revela-­se que o empreendedorismo consiste em um tipo de atividade própria do homem, que vai além da visão tradicional, e que, associado ao capital, constitui-­se apenas uma modalidade, sendo que sua visão como valor consiste em indicativo de que a atividade possui uma ideologia que visa a emancipação do homem.
Resumo em outra língua: The society has disseminated a perception about the entrepreneur as an entity capable of generating wealth, jobs, and other economic benefits, a superhero or engine of the economy, thus, building an ideology of entrepreneurship associated with the capitalist mode of production. So, this article sought to highlight the real essence of the ideology of entrepreneurship, considering the question of the axiology of this phenomenon, its valuation process. This will be accomplished with a philosophical contribution from the phenomenological reduction, placing in brackets the pre-­given knowledge about entrepreneurship. A new way of access to the phenomenon is sought, by the means of a philosophical analysis on the subject in order to contemplate possibilities of understanding reality and, not only, its explanation. It is a reflexive and critical text that presents the theme in order to reach the essence of the phenomenon researched in terms of its axiology and ideology. Finally, it is revealed that entrepreneurship consists of a type of activity of the man, going beyond the traditional vision. Entrepreneurship associated with capital is only a type, and its vision as value consists of an indication that the activity has a good ideology when seeking the emancipation of man.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9817
Link para o artigo: https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/32492/23640
ISSN: 22374418
Aparece nas coleções:DECAD- Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ApontamentosAxiologiaIdeologia.pdf
  Restricted Access
863,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.