Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9755
Título : Poder de mercado no segmento de automóveis até 1000 cilindradas : uma análise a partir da nova organização industrial empírica.
Otros títulos : Market power in the automobile segment until 1000 cylinder : an analysis from the new empirical industrial organization.
Autor : Jacob, Kamila Gabriela
Cirino, Jader Fernandes
Fernandes, Rosangela Aparecida Soares
Braga, Marcelo José
Palabras clave : Poder de mercado
Produtos diferenciados
Carros populares
Fecha de publicación : 2017
Citación : JACOB, K. G. et al. Poder de mercado no segmento de automóveis até 1000 cilindradas : uma análise a partir da nova organização industrial empírica. Espacios, v. 38, p. 12-29, 2017. Disponível em: <http://www.revistaespacios.com/a17v38n16/a17v38n16p12.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2018.
Resumen : Nesse estudo buscou-se verificar a existência e caracterizar o tipo de poder de mercado no setor automobilístico brasileiro, especificamente no segmento de carros populares (1000 cc). Foi utilizado o modelo CFM (1996) respaldado pela Nova Organização Industrial Empírica (NEIO). Os resultados mostram que o segmento pode ser separado em dois mercados, no qual Gol e o Pálio competem entre si, assim como o Celta e o Uno. A partir do coeficiente de Chamberlin, verificou-se a concorrência entre Gol e Palio e a cooperação entre Uno e Celta. Conclui-se que o Gol possui maior poder de mercado total.
metadata.dc.description.abstracten: This study aims to verify the existence and to characterize the type of market power in the Brazilian automotive industry, specifically in the popular car segment (1000 cc). It was used the model CFM (1996) supported by the New Industrial Organization Empirical (NEIO). The results show that the segment can be separated into two markets where the Gol and the Palio compete, as well as the Celta and the Uno. Based on the Chamberlin coefficient, it was observed competition between the Gol and the Palio, and cooperation between Uno and Celta. The Gol had the greatest power of total market.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9755
metadata.dc.identifier.uri2: http://www.revistaespacios.com/a17v38n16/a17v38n16p12.pdf
ISSN : 07981015
Aparece en las colecciones: DEECO - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_PoderMercadoSegmento.pdf
  Restricted Access
956,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.