Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9669
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Ernani Carlos dept_BR
dc.contributor.advisorAguiar, Tito Flávio Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Marcos Mascarenhas Franchini de-
dc.date.accessioned2018-03-19T17:27:54Z-
dc.date.available2018-03-19T17:27:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcos Mascarenhas Franchini de. Experimentação no ensino-aprendizagem da construção: um edifício-ferramenta para novas práticas didático-pedagógicas. 2017.142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9669-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Construção Metálica. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo discutir alternativas no ensino de profissionais do campo da construção civil que permitem o trânsito entre diferentes conhecimentos e que, de fato, propiciam o desenvolvimento de uma transdisciplinaridade na concepção de projetos, criatividades e aplicações práticas dos jovens e futuros profissionais. A partir de referências e obras análogas, sobretudo a partir da experiência dos Grandes Ateliers d’Isle d’Abeau, inaugurado em 2002 na França, propõe-se projetar e levantar a viabilidade da implantação de um edifício com ações de sustentabilidade em prol dos cursos que lidam com construção, design e arte em Ouro Branco/MG, cidade a 32 km de Ouro Preto. Entre os resultados deste estudo figuram um experimento que se deu por meio de um workshop de fabricação digital e o projeto do edifício em si, que permitiram a aproximação de diferentes disciplinas e a realização da construção de estruturas e espaços. Através do encontro entre os atores envolvidos na construção, desde a implementação dos materiais ao ambiente construído, mostra-se possível aproximar culturas historicamente distantes, tais como arte, arquitetura, engenharia e design.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEngenheiros - formação profissionalpt_BR
dc.subjectConstrução - aprendizagempt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectArquitetos - formação profissionalpt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.titleExperimentação no ensino-aprendizagem da construção : um edifício-ferramenta para novas práticas didático-pedagógicas.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 16/02/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante.pt_BR
dc.contributor.refereeAraújo, Ernani Carlos dept_BR
dc.contributor.refereeAguiar, Tito Flávio Rodrigues dept_BR
dc.contributor.refereeArcipreste, Cláudia Mariapt_BR
dc.contributor.refereeGrillo, Antônio Carlos Dutrapt_BR
dc.description.abstractenThe present work aims to discuss alternatives in the teaching of professionals in the field of construction that allow the transit between different knowledge and that, in fact, provide development of a transdisciplinarity in the conception of projects, creativities and practical applications of the young and future professionals. From established experiences and similar references, especially from the background of the Grands Ateliers d'Isle d'Abeau inaugurated in 2002 in France, it is proposed to design and prospect the implantation of a building that apply actions of sustainability in favour of courses related to construction, design and art in Ouro Branco / MG, a city 32 km from Ouro Preto. Among the results of this study is a workshop of digital fabrication and the design of the edifice itself, which allowed the approach of different disciplines and the realization of the construction of structures and spaces. Through the encounter between the actors involved in the construction, from the implementation of the materials to the built environment, it is possible to approach historically distant cultures, such as art, architecture, engineering and design.pt_BR
Aparece nas coleções:MECOM - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÂO_ExperimentaçãoEnsinoApredizagem.pdf45,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons