Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9669
Título: Experimentação no ensino-aprendizagem da construção : um edifício-ferramenta para novas práticas didático-pedagógicas.
Autor(es): Oliveira, Marcos Mascarenhas Franchini de
Orientador(es): Araújo, Ernani Carlos de
Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de
Palavras-chave: Engenheiros - formação profissional
Construção - aprendizagem
Inovações educacionais
Arquitetos - formação profissional
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data do documento: 2017
Membros da banca: Araújo, Ernani Carlos de
Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de
Arcipreste, Cláudia Maria
Grillo, Antônio Carlos Dutra
Referência: OLIVEIRA, Marcos Mascarenhas Franchini de. Experimentação no ensino-aprendizagem da construção : um edifício-ferramenta para novas práticas didático-pedagógicas. 2017.142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Construção Metálica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir alternativas no ensino de profissionais do campo da construção civil que permitem o trânsito entre diferentes conhecimentos e que, de fato, propiciam o desenvolvimento de uma transdisciplinaridade na concepção de projetos, criatividades e aplicações práticas dos jovens e futuros profissionais. A partir de referências e obras análogas, sobretudo a partir da experiência dos Grandes Ateliers d’Isle d’Abeau, inaugurado em 2002 na França, propõe-se projetar e levantar a viabilidade da implantação de um edifício com ações de sustentabilidade em prol dos cursos que lidam com construção, design e arte em Ouro Branco/MG, cidade a 32 km de Ouro Preto. Entre os resultados deste estudo figuram um experimento que se deu por meio de um workshop de fabricação digital e o projeto do edifício em si, que permitiram a aproximação de diferentes disciplinas e a realização da construção de estruturas e espaços. Através do encontro entre os atores envolvidos na construção, desde a implementação dos materiais ao ambiente construído, mostra-se possível aproximar culturas historicamente distantes, tais como arte, arquitetura, engenharia e design.
Resumo em outra língua: The present work aims to discuss alternatives in the teaching of professionals in the field of construction that allow the transit between different knowledge and that, in fact, provide development of a transdisciplinarity in the conception of projects, creativities and practical applications of the young and future professionals. From established experiences and similar references, especially from the background of the Grands Ateliers d'Isle d'Abeau inaugurated in 2002 in France, it is proposed to design and prospect the implantation of a building that apply actions of sustainability in favour of courses related to construction, design and art in Ouro Branco / MG, a city 32 km from Ouro Preto. Among the results of this study is a workshop of digital fabrication and the design of the edifice itself, which allowed the approach of different disciplines and the realization of the construction of structures and spaces. Through the encounter between the actors involved in the construction, from the implementation of the materials to the built environment, it is possible to approach historically distant cultures, such as art, architecture, engineering and design.
Descrição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9669
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 16/02/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante.
Aparece nas coleções:MECOM - Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÂO_ExperimentaçãoEnsinoApredizagem.pdf45,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons