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Título: Educação, reconhecimento e redistribuição : por uma análise das políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro à luz da teoria da justiça de Nancy Fraser.
Autor(es): Guimarães, Matheus de Oliveira
Orientador(es): Santos, Erisvaldo Pereira dos
Palavras-chave: Programas de ação afirmativa
Justiça social
Direito à educação
Políticas públicas
Data do documento: 2016
Membros da banca: Santos, Erisvaldo Pereira dos
Gripp, Glícia Salviano
Valentim, Silvani dos Santos
Cury, Carlos Roberto Jamil
Referência: GUIMARÃES, Matheus de Oliveira. Educação, reconhecimento e redistribuição: por uma análise das políticas de ação afirmativa no ensino superior brasileiro à luz da teoria da justiça de Nancy Fraser. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.
Resumo: Propõe-se, por meio deste trabalho, a discussão do conceito de justiça social nomeado pela filósofa política norte-americana Nancy Fraser – através do qual a mesma interpreta o cenário social hodierno a partir do binômio redistribuição-reconhecimento. Adota-se, para a realização do estudo, um enfoque amplo e interdisciplinar, partindo-se da análise de fontes primárias e secundárias. As modalidades de pesquisa seguidas são a bibliográfica e a documental. São expostos no texto argumentos teóricos que, entende-se, podem ser de interessante valia para a análise, interpretação e avaliação das políticas educacionais brasileiras diretamente ligadas à temática das políticas de ação afirmativa. Objetivando-se a construção de um arcabouço conceitual que situe as políticas de ação afirmativa no Brasil dentro do pensamento fraseano, relacionam-se as proposições de Nancy Fraser sobre justiça social às ações afirmativas voltadas para a educação superior implementadas a partir da década de 1990, demonstrando-se os principais argumentos da referida autora – para a qual apenas a partir da integração entre reconhecimento e redistribuição se alcançaria um quadro conceitual adequado às demandas de nossa era; requerendo, pois, a justiça, nos dias de hoje, tanto a redistribuição de bens e riquezas sociais, quanto o reconhecimento cultural-valorativo das diferenças. Por fim, estabelece-se a relação teórica entre as ações afirmativas que vêm sendo implementadas no contexto educacional brasileiro e a teoria fraseana, apontando-se para o fato de que o cenário atual dessas políticas no país apresenta avanços significativos – inobstante haja, ainda, questões a serem problematizadas (como aquelas relativas à aplicação da lei 12.711/2012 no contexto prático, bem como outras diretamente relacionadas à justa inclusão do público específico ao qual essas ações se destinam).
Resumo em outra língua: This work aims at discussing the concept of social justice, which has been proposed by the American philosopher Nancy Fraser – through which she interprets today’s social context from the discussion of redistribution and recognition. This study adopts a broad and interdisciplinary approach based on the analysis of primary and secondary sources. The research methods used are literature and documentary search. Theoretical arguments have been exposed in the text – which may have interesting value for the analysis, interpretation and evaluation of Brazilian educational policies directly connected to the affirmative action policies. Aiming to construct a conceptual framework, which situates the affirmative action policies in Brazil within Nancy Fraser’s thinking, this author’s propositions about social justice have been linked to the affirmative action policies designed for higher education in Brazil (which have been implemented mainly in the 90’s). In this study, the main arguments of the referred author have been exposed – for whom only with the integration between recognition and redistribution it would be possible to achieve a reasonable conceptual framework to this age’s demands. At last, it is established the theoretical relation between the affirmative actions, which have been implemented in the Brazilian educational context, and Nancy Fraser’s theory, pointing out for the fact that the present context of the affirmative actions in the country presents significant advance – although there are still issues to be problematized (such as the ones related to the application of the Law 12.711/2012 in the practical context, besides those directly related to the fair inclusion of the specific beneficiary to whom these actions have been designed to).
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9664
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