Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9642
Título: O papel da estética na teoria : estatuto da estética filosófica após o fim da arte.
Autor(es): Leonel, Wesley de Faria
Orientador(es): Freitas, Romero Alves
Palavras-chave: Arthur C. Danto
Ontologia
Percepção
Estética
Data do documento: 2017
Membros da banca: Freitas, Romero Alves
Ramos, Pedro Hussak Van Velthen
Costa, Rachel Cecília de Oliveira
Referência: LEONEL, Wesley de Faria. O papel da estética na teoria: estatuto da estética filosófica após o fim da arte. 2017. 238 f. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: O trabalho aborda a questão do estatuto da estética no contexto da arte contemporânea. Esta questão, direcionada ao pensamento de Arthur Danto, importante filósofo da arte contemporânea, pretende esclarecer as razões sistemáticas e teóricas da suspensão das pretensões normativa e definicional da estética filosófica. Tal questionamento nasce da posição incômoda a que fica relegada a estética clássica tanto no que diz respeito ao declarado fim da arte quanto, consequentemente, ao desincentivo da estética. Assumindo programaticamente a hipótese do fim da arte e a definição de obras de arte em condições necessárias e suficientes, esclarecemos a centralidade da ontologia na filosofia da arte de Danto e como, a partir de um projeto definicional focado na distinção entre termos observacionais e teóricos, experiência, atitude ou qualquer outra categoria estética tradicional, estão conceitual e sistematicamente interditadas. Conforme propomos, o cerne da disputa concentra-se na concepção de arte e de filosofia e a relação entre ambas. Apresentamos o debate a partir de uma perspectiva metafilosófica na qual é possível traçar um panorama sistêmico da filosofia danteana, bem como relacioná-lo com a perspectiva wittgensteiniana e revelar os pressupostos tacitamente operantes na rejeição danteana da estética. A partir desta perspectiva ampla é que apontamos, ao fim, a possibilidade de desenvolvimento de uma estética do significado.
Resumo em outra língua: The dissertation deals with the question of the status of aesthetics in the context of contemporary art. This question, directed to the philosophy of Arthur Danto, that is important thinker of contemporary art, aims to clarify the systematic and theoretical reasons for the suspension of normative and definitional pretensions of philosophical aesthetics. Such problem arises from the uncomfortable position to which classical aesthetics are relegated, both as regards the declared the end of art, consequently, the disincentive of aesthetics. Assuming programmatically the hypothesis of the end of art and the definition of works of art under necessary and sufficient conditions, we clarify the centrality of ontology in Danto's philosophy of art and how a definitional project focused on the distinction between observational terms and theoretical terms, the aesthetic experience, aesthetic attitude or any other traditional aesthetic category are conceptually and systematically interdicted. As we have proposed, the core of the dispute is centered on the conception of art and of philosophy, as well as the relation between both. We present the debate from a metaphilosophical perspective in which it is possible to draw a systemic panorama of Dantean philosophy, as well as relate it with the Wittgensteinian perspective and thus reveal the tacitly operative assumptions in the Dantean rejection of aesthetics. From this broad perspective, we finally point to the possibility of developing an entirely new aesthetic, the aesthetic of meaning.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9642
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/03/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PapelEstéticaTeoria.pdf1,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons