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Título: As ações de convívio, o Teatro Documentário e o documento vivo no Experimento Cênico Territórios.
Autor(es): Alexandre, Roberto Henrique de Lima
Orientador(es): Oliveira, Aline Mendes de
Palavras-chave: Jacques Lacan
Teatros do real
Teatro de convívio
Teatro documentário
Documento vivo
Data do documento: 2017
Membros da banca: Oliveira, Aline Mendes de
Hildebrando, Antônio Barreto
Caetano, Elvina Maria Pereira
Referência: ALEXANDRE, Roberto Henrique de Lima. As ações de convívio, o Teatro Documentário e o documento vivo no Experimento Cênico Territórios. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: Contextualizada no campo de investigação dos Teatros do real, que friccionam arte e vida, esta dissertação tem como objeto de estudo o Experimento Cênico Territórios, prática artística desenvolvida nessa pesquisa e realizada pelo grupo Teatro171. O Real, a partir da leitura de Jacques Lacan, é tido como impossível, mas esta investigação baseia-se justamente em sua busca, na experimentação de um teatro com intenção política, crítico à espetacularização do cotidiano, que pretende interferir em seu tempo e afetar-se por ele. Desenvolvida em três frentes de pesquisa, tal procura pelo real dá-se nas ações de convívio, a partir das leituras de Jorge Dubatti, no Teatro Documentário, em diálogo com Marcelo Soler e na presença do documento vivo na cena teatral. Esta última frente de pesquisa foi desenvolvida com a presença de Preto Monteiro, ex-morador de Bento Rodrigues, região atingida por uma barragem de detritos de mineração, em novembro de 2015.
Resumo em outra língua: Contextualized in the field of investigation of the Theaters of the real, that frictions art and life, this dissertation has as object of study the Experiment Scenic Territories, artistic practice developed in this research and carried out by the group Teatro171. The Real, from the reading of Jacques Lacan, is considered impossible, but this investigation is based precisely on its search, on the experimentation of a theater with political intention, critical to the spectacularization of the daily life, that intends to interfere in its time and be affected by it. Developed in three fronts of research, this search for the real takes place in the actions of conviviality, from the readings of Jorge Dubatti, in the Documentary Theater, in dialogue with Marcelo Soler and in the presence of the living document in the theatrical scene. This last research front was developed with the presence of Preto Monteiro, a former resident of Bento Rodrigues, a region affected by a barrage of mining debris, in November 2015.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9635
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