Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9625
Título: Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias.
Autor(es): Oliveira, Thais Mara Anastácio
Mozzer, Nilmara Braga
Palavras-chave: Analogias
Formação de professores
Conhecimento procedimental
Conhecimento declarativo
Data do documento: 2017
Referência: OLIVEIRA, T. M. A.; MOZZER, N. B. Análise dos conhecimentos declarativo e procedimental de futuros professores de química sobre analogias. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, e2602, p. 1-24, maio 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172017000100205&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 15 set. 2017.
Resumo: Neste trabalho, investigamos as ideias que futuros professores de Química, em diferentes estágios de formação, declaram sobre analogias e as relacionamos com as analogias elaboradas por eles. Os dados foram obtidos a partir de questionários e de entrevistas de validação. Nossos resultados indicaram que os licenciandos pesquisados apresentavam um conhecimento procedimental limitado sobre analogias. Chegamos à conclusão central de que um foco quase que exclusivo no desenvolvimento do conhecimento declarativo sobre analogias durante a formação de professores pode não ser suficiente para que eles desenvolvam um conhecimento procedimental satisfatório e para que utilizem analogias de forma apropriada no Ensino de Ciências. Ressaltamos a importância de se pensar em iniciativas para sanar essas lacunas dos cursos de formação de professores.
Resumo em outra língua: In this study, we investigated ideas that future chemistry teachers stated about analogies at different stages in their training courses and we related such ideas to the analogies elaborated by them. The data was obtained from questionnaires and interviews done to substantiate them. Our results indicate that the pre-service teachers, who participated in the study, demonstrated limited procedural knowledge about analogies. Our main conclusion is that a focus based almost exclusively on developing declarative knowledge about analogies during teacher training may not be sufficient for them to develop satisfactory procedural knowledge and use analogies in an appropriate manner in teaching science. We call attention to the importance of finding ways to remedy these gaps in teacher training courses.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9625
DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172017190102
ISSN: 1983-2117
Licença: O periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/181>. Acesso em: 16 mar. 2020.
Aparece nas coleções:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AnáliseConhecimentoDeclarativo.pdf764,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.