Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9554
Título: Primitivo Moacyr e a produção historiográfica : entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP.
Autor(es): Carvalho, Rosana Areal de
Machado, Raphael Ribeiro
Palavras-chave: História da educação
Instrução pública
Historiografia educacional
Data do documento: 2016
Referência: CARVALHO, R. A. de; MACHADO, R. R. Primitivo Moacyr e a produção historiográfica: entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP. Acta Scientiarum. Education, v. 38, n. 4, p. 355-364, 2016. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/28147>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumo: Tendo como premissa a intencionalidade da produção historiográfica, articulada à condição científica aplicada à educação pelos signatários do Manifesto de 1932, buscamos apontar elementos para melhor compreender a publicação dos livros de Primitivo Moacyr no complexo cenário das décadas de 30 e 40 do século XX no Brasil. Sob os auspícios do modus operandi do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, Moacyr produziu uma história da educação divulgada em congressos históricos e publicada pela Companhia Editora Nacional. Em seguida, vinculou-se como pesquisador colaborador ao Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP, publicando vários volumes pela Imprensa Oficial, alcançando a chancela pública. Para intervir, reformar ou revolucionar a educação brasileira, era preciso conhecer as ações já impetradas e recolher, sistematicamente, as experiências educacionais. Esta foi a meta perseguida com a criação do INEP, para a qual a contribuição de Moacyr foi lapidar. Concluímos que Moacyr inaugurou uma escrita da história da educação brasileira com as pesquisas arquivísticas.
Resumo em outra língua: Topics for a better understanding of the publications of Primitivo Moacyr´s books in the complex scenario of the 1930s and 1940s in Brazil are analyzed. They are foregrounded on the intentionality of historical production and the scientific status applied to education by the signatories of the 1932 Manifesto. Under the aegis of the modus operandi of the Brazilian Historical and Geographical Institute (IHGB), Moacyr produced a history of education disseminated in historical congresses and published by the Companhia Editora Nacional. Further, he became a researcher for the National Institute of Pedagogical Studies (INEP) and several books were published by the government press. In fact, he achieved national acknowledgement. INEP´s aimed at acknowledging and systematically retrieving educational experiences to intervene in, reform or revolutionize Brazilian education, to which Moacyr´s contributions were highly relevant. Results show that Moacyr started a type of History of Brazilian Education retrieved from archive research.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9554
DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.28147
ISSN: 2178-5201
Licença: O periódico Acta Scientiarum. Education permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/159>. Acesso em: 11 mar. 2020.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PrimitivoMoacyrProdução.pdf542,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.