Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9543
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFranco, Marco Antônio Melo-
dc.contributor.authorRodrigues, Paloma Roberta Euzebio-
dc.date.accessioned2018-02-16T11:38:17Z-
dc.date.available2018-02-16T11:38:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citation FRANCO, M. A. M.; RODRIGUES, P. R. E. O fazer pedagógico em contexto de inclusão: estratégias, ações e resultados. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 3, p. 1184-1197, jul./set. 2016. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7481>. Acesso em: 16 jan. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5587-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9543-
dc.description.abstractA investigação aqui proposta busca ir além do debate teórico sobre a inserção e a inclusão da criança no âmbito educacional. Ela volta-se para o trabalho pedagógico, em sala de aula, com a criança deficiente, no caso, a criança com paralisia cerebral. Trata-se de uma abordagem qualitativa que adota a pesquisa-ação como forma de compreender a realidade investigada e nela intervir, conjuntamente com os atores desse processo. Foi selecionada uma escola que possui no seu quadro discente crianças com paralisia cerebral. Acompanhou-se semanalmente, ao longo do período letivo, o processo de ensino e aprendizagem como forma de apropriação das rotinas, possibilitando assim, analisar, intervir e construir novas práticas pedagógicas, em conjunto com os sujeitos envolvidos. Como resultado, identificamos a construção, pelos docentes, de um olhar diferente sobre o processo de aprendizagem das crianças: a adoção de estratégias pedagógicas que consideram a individualidade dos sujeitos sem perder a dimensão do coletivo. Foram adotadas estratégias como a economia de escrita, reorganização dos espaços, mudança na forma de participação, adaptação curricular e de atividades, entre outras. Além disso, observamos um movimento conjunto dos profissionais da escola na implementação de ações que melhor acolham as crianças com deficiência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO fazer pedagógico em contexto de inclusão : estratégias, ações e resultados.pt_BR
dc.title.alternativeThe pedagogical practices in inclusive context : strategies, actions and results.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseOs trabalhos publicados na Revista Ibero-Ameicana de Estudos em Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Ibero-Ameicana de Estudos em Educação <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/index>. Acesso em: 12 mar. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenThis research seeks to go beyond the theoretical debate on the integration and inclusion of children with disability. It addresses pedagogical work in the classroom, with the disabled child, in this case, the child with cerebral palsy. This is a qualitative approach and action research that aims to understand the reality investigated and it intervene. Participates in the research a public school that has students with cerebral palsy. The classes were followed weekly during the school year, in order to understand and analyze the process of teaching and learning. In addition, we attempted to intervene and build new teaching practices with teachers. As a result we identified the adoption of pedagogical strategies that consider the individuality of the subjects and their participation in the school community. Strategies were adopted as written economy, reorganization of spaces, change in the form of participation, curriculum adaptation, and adaptation activities, among others.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21723/riaee.v11.n3.7841-
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_FazerPedagógicoContexto.pdf547,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.