Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9521
Título: Contribuições para alfabetização cartográfica nos anos iniciais da Educação Básica.
Título(s) alternativo(s): Contributions to cartographic literacy in the early years of Basic Education.
Autor(es): Paulo, Jacks Richard de
Endo, Maria Antônia Tavares de Oliveira
Bertin, Marta
Palavras-chave: Alfabetização cartográfica
Geografia
Anos iniciais
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 2017
Referência: PAULO, J. R. de; ENDO, M. A. T. de O.; BERTIN, M. Contribuições para alfabetização cartográfica nos anos iniciais da Educação Básica. Revista Conexão UEPG, v. 13, m. 1, p. 120-129, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/9372>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumo: O curso de extensão “Contribuições para Alfabetização Cartográfica nos Anos Iniciais da Educação Básica” compreendeu atividades intra e extramurais à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com professores que atuam nesse nível de ensino, nas redes municipal e estadual de ensino das cidades de Ouro Preto e Mariana, MG, buscando promover a alfabetização cartográfica há um público desprovido de tais conhecimentos e que podem potencializar a leitura de mundo por meio das aulas de Geografia. O objetivo principal desta proposta de caráter extensionista foi proporcionar novas possibilidades metodológicas de ensino e de aprendizagem de Geografia para alfabetização cartográfica. Três encontros formativos ocorreram no Laboratório de Práticas Pedagógicas “Hebe Rola”/ICHS/UFOP, em 2016. O quarto e último encontro constituiu o trabalho de campo. Os dados demonstraram que as noções cartográficas podem e devem ser trabalhadas desde os Anos Iniciais da Educação Básica, pois possibilitam identificar e interpretar signos por parte dos alunos.
Resumo em outra língua: The extension course “Contributions to Cartographic Literacy in the early years of basic education” comprised activities that were carried out inside and outside the Federal University of Ouro Preto (UFOP), with teachers working at that level of education in the municipal and state school system of Ouro Preto and Mariana, two cities in the state of Minas Gerais. This project was developed seeking to promote cartographic literacy to a public that does not have this knowledge and that might improve their awareness of the world through Geography classes. The main objective of this proposal, which is part of a university extension project, was to provide teachers and students with new methodological possibilities to teach and learn Geography through cartographic literacy. Three training meetings were held at the Teaching Practice Laboratory “Hebe Rola”/ICHS/UFOP, in 2016. The fourth and last meeting consisted of field work. Data demonstrated that cartographic notions can and should be worked from the early years of basic education, since they make it possible for the students to identify and interpret signs.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9521
DOI: https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0009
ISSN: 2238-7315
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Revista Conexão UEPG estão sob uma licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Conexão UEPG <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 11 mar. 2020.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ContribuiçõesAlfabetizaçãoCartográfica.pdf266,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.