Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9511
Título: Indiscipline in Pisa : between intra- and extra-school factors.
Título(s) alternativo(s): Indisciplina no PISA : entre o intra e o extraescolar.
Autor(es): Silva, Luciano Campos da
Matos, Daniel Abud Seabra
Palavras-chave: School indiscipline
Student behavior
Multilevel linear regression
Data do documento: 2017
Referência: SILVA, L. C. da; MATOS, D. A. S. Indiscipline in Pisa: between intra- and extra-school factors. Estudos em Avaliação Educacional, v. 28, n. 68, p. 382-416, 2017. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4590>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumo: São objetivos deste trabalho: analisar o fenômeno da indisciplina escolar por meio dos dados do PISA 2012; aplicar um modelo de regressão linear multinível tendo o clima disciplinar como variável dependente; e identificar fatores explicativos intra e extraescolares associados à indisciplina. A contribuição mais significativa deste trabalho é apontar que a indisciplina parece ser mais dependente de fatores intra do que extraescolares. Variáveis clássicas como nível socioeconômico, tipo de escola e gênero não apresentaram poder explicativo sobre a indisciplina, o que tenciona a tese de que o fenômeno se associaria diretamente à origem social dos estudantes. A proporção de repetentes da escola se mostrou o fator de maior impacto na indisciplina.
Resumo em outra língua: This study aims to analyze the phenomenon of school indiscipline using data from PISA 2012; to apply a multilevel linear regression model considering the disciplinary climate as the dependent variable and to identify explanatory intra- and extra-school factors associated with indiscipline. The most significant contribution of this paper is to point out that the indiscipline issue seems to be more dependent on intrathan extra-school factors. Classical variables such as socioeconomic status, type of school and gender had no explanatory power over indiscipline, problematizing the idea that the phenomenon is directly associated to students’ social background. The school proportion of repeaters proved to be the factor of greatest impact on indiscipline.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9511
DOI: http://dx.doi.org/10.18222/eae.v28i68.4590
ISSN: 1984-932X
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Estudos em Avaliação Educacional estão sob uma licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Estudos em Avaliação Educacional <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 fev. 2020.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_IndisciplinePisaSchool.pdf566,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.