Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9505
Título: O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
Autor(es): Coutinho, Luciana Gageiro
Andrade, Cláudia Braga de
Palavras-chave: Laço social
Ocupações
Educação
Adolescência
Data do documento: 2017
Referência: COUTINHO, L. G.; ANDRADE, C. B. de. O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, n. Especial, p. 48-63, 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumo: Este artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar.Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9505
DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647736
ISSN: 1676-2592
Licença: O periódico ETD - Educação Temática Digital permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/76>. Acesso em: 11 mar. 2020.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_OcupaçõesEnsinamAdolescência.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.