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Título: Melhoria contínua aplicada para carregamento e transporte na operação de mina a céu aberto.
Autor(es): Coutinho, Heitor Lobo
Orientador(es): Lima, Hernani Mota de
Curi, Adilson
Palavras-chave: Minas e mineração
Mina a céu aberto
Seis Sigma - padrão de controle de qualidade
Data do documento: 2017
Membros da banca: Lima, Hernani Mota de
Referência: COUTINHO, Heitor Lobo. Melhoria contínua aplicada para carregamento e transporte na operação de mina a céu aberto. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: A alta competitividade no mercado de mineração mundial faz com que as empresas busquem cada vez mais aumentar a eficiência de seu processo produtivo para viabilizar suas operações. Este trabalho apresenta um conjunto de projetos de melhoria contínua aplicados nas operações unitárias de carregamento e transporte, na lavra a céu aberto. A partir de uma pesquisa sobre as diversas práticas operacionais utilizadas nas operações de mina, apresentamos algumas técnicas que resultam em maior produtividade, maior segurança e menor custo operacional nas operações de carregamento, transporte por caminhões e transporte por correias. Na operação de carregamento foram analisadas técnicas de dimensionamento e compatibilidade dos equipamentos, posicionamento, manobra, condições e dimensões da praça. Na operação de transporte foram analisadas técnicas para projetos de acessos e gestão do transporte considerando fatores como largura, inclinação, plano de tráfego, manutenção e infraestrutura das vias de acesso. Além do transporte por caminhões foi feita uma análise do método de transporte por correias transportadoras, método inovador de lavra que vem sendo cada vez mais avaliado. Aqui serão analisadas as principais vantagens e desvantagens deste método, comparando-o ao tradicional por caminhões. Com base na metodologia Lean Seis Sigma, em boas práticas analisadas e em dados coletados em campo, foram aplicadas algumas melhorias de processo compondo três estudos de caso: projeto de redução de custo com pneus, projeto de aumento da produtividade dos caminhões e projeto de aumento da produção no sistema de correias, resultando em ganhos financeiros estimados na ordem de R$ 31,6 milhões por ano, além de ganhos em redução de impacto ambiental e aumento de segurança nas operações de mina.
Resumo em outra língua: The high competitiveness in the global mining market makes the companies want to increase the efficiency of their production process to make their operations viable. This work presents a set of continuous improvement projects applied in the unitary operations of loading and hauling in open pit mining. Based on a survey of the various operational practices used in mine operations, we present some techniques that result in higher productivity, greater safety and lower operational costs in the operations of loading, trucking and belt haulage. Techniques of design and compatibility of equipment, positioning, maneuver, conditions and dimensions of the square were analyzed in the loading operation. In the haulage operation, techniques for access projects and transportation management were analyzed considering factors such as width, slope, traffic plan, maintenance and infrastructure of access roads. In addition to transport by trucks, it was also analyzed the method of mining by conveyor belts, an innovative method of mining that has been increasingly evaluated in order to determine its main advantages and disadvantages compared to the traditional transportation method. Based on the Lean Six Sigma methodology, on observed good practices and on data collected in the field, some process improvements were applied, composing three case studies, a tire cost reduction project, truck productivity increase project and project to increase production in the belt system, resulting in estimated financial gains of approximately R$ 31.6 million per year, as well as gains in reducing environmental impact and increasing safety in mine operations.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9435
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