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Título: Contribuições das neurociências para formação continuada de professores visando a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista
Autor(es): Ferreira, Renata de Souza Capobiango
Orientador(es): Cruz, Luciana Hoffert Castro
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Educação inclusiva
Neurociências
Formação de professores
Data do documento: 2017
Membros da banca: Cruz, Luciana Hoffert Castro
Souza, Gilmar Pereira de
Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Referência: FERREIRA, Renata de Souza Capobiango. Contribuições das neurociências para formação continuada de professores visando a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. 2017. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado no Diagnóstico de Doenças Mentais (DSM-5) como Transtorno do Neurodesenvolvimento, apresentando deficit nas dimensões sócios comunicativos e comportamentais, classificados de leve a severo. Podendo apresentar comportamento estereotipado, repetitivo e fixado, comunicação verbal, ecolálico, ou não verbal e ausência de relacionamento social. O ambiente escolar pode se revelar desafiador tanto para o aluno com TEA, quanto para o professor. Para minimizar essas possíveis dificuldades, há necessidade de um ensino adaptado com as contribuições de estudos neurocientíficos em relação ao processo ensino e aprendizagem. A presente pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada na Escola Estadual Santo Antônio, Miraí, Minas Gerais, contemplando os professores do Ensino Fundamental II, com o objetivo de investigar se o conhecimento sobre Neurociências e Educação Inclusiva afeta a percepção desses docentes e o atendimento aos alunos com TEA. Realizou-se pré-teste com questões de sondagem fechadas e abertas, no qual os professores expressaram seu conhecimento acerca dos seguintes temas: neurociências e educação, características do TEA e Inclusão escolar. A aplicação do produto foi por meio de minicurso presencial contendo informações sobre neurociências e educação, inclusão escolar e Transtorno do Espectro Autista. Os docentes, sujeitos desta pesquisa, receberam como material para consultas posteriores o minicurso virtual e uma apostila sobre os temas tratados. Após o minicurso e recebimento do material, os docentes responderam ao questionário de pós-teste com a intenção de verificar as percepções dos docentes após a intervenção do minicurso. E a última etapa foi denominada de análise de dados com tratamento qualitativo por meio de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). A partir das interpretações dos dados obtidos, foram realizadas inferências da contribuição do minicurso e percebeu-se uma mudança de perspectiva em comparação do pré-teste ao pós-teste em relação ao conhecimento e perspectivas sobre os temas tratados. Os professores, sujeitos desta pesquisa, reconhecem a necessidade de capacitação para o trabalho efetivo de alunos com TEA. Concluiu-se, portanto, que o minicurso vem contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes podendo favorecer a prática pedagógica cotidiana.
Resumo em outra língua: Autism Spectrum Disorder (ASD) is classified as DSM-5 (Diagnosis of Mental Illnesses) as a Neurodevelopmental Disorder, presenting deficits in the communicative and behavioral partners, classified as mild to severe. Being able to present stereotyped, repetitive and fixed behavior, verbal, echoltal, or nonverbal communication and absence of social relationship. The school environment can be challenging for both the TEA student and the teacher. To minimize these possible difficulties, there is a need for an adapted education with contributions of neuroscientific studies in relation to the teaching and learning process. The present qualitative research was carried out at the State School of Santo Antônio, Miraí, Minas Gerais, with the objective of investigating whether the knowledge about Neurosciences and Inclusive Education affects the perception of these teachers and the attendance to students with TEA. A pre-test was conducted with closed and open survey questions, in which teachers expressed their knowledge about the following topics: neurosciences and education, characteristics of ASD and school inclusion. The application of the product, through the mini-course face-to-face with information on neurosciences and education, school inclusion and Autism Spectrum Disorder. The teachers who were subjects of this research received as material for later consultations the virtual mini-course and a handout on the topics covered. After the mini-course and receipt of the material, the teachers answered the post-test questionnaire with the intention of verifying the teachers' perceptions after the mini-course intervention. And the last step was called data analysis with a qualitative approach through content analysis proposed by Bardin (1977). From the interpretations of the data obtained, inferences were made on the contribution of the mini-course, a change of perspective was observed in comparison from the pre-test to the post-test in relation to the knowledge and perspectives on the topics addressed. The teachers involved in this research recognize the need for training for the effective work of students with ASD, so the mini-course contributes to the professional development of these teachers and can thus favor their daily pedagogical practice.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9429
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