Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9378
Título: Problema de roteamento de veículos assimétrico com frota heterogênea limitada : um estudo de caso em uma indústria de bebidas.
Título(s) alternativo(s): Asymmetric vehicle routing problem with heterogeneous limited fleet: a case study in a beverage industry.
Autor(es): Kramer, Raphael Harry Frederico Ribeiro
Subramanian, Anand
Penna, Puca Huachi Vaz
Palavras-chave: Otimização
Iterated local search
Indústria de bebidas
Logística
Data do documento: 2016
Referência: KRAMER, R. H. F. R.; SUBRAMANIAN, A.; PENNA, P. H. V. Problema de roteamento de veículos assimétrico com frota heterogênea limitada: um estudo de caso em uma indústria de bebidas. Gestão & Produção, v. 23, p. 165-176, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-530X2016000100165&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 16 jan. 2018.
Resumo: Este artigo aborda um estudo de caso em uma indústria de bebidas relativo ao Problema de Roteamento de Veículos Assimétrico com Frota Heterogênea Limitada (PRVAFHL). O objetivo é definir as rotas dos veículos de modo a reduzir os custos de distribuição. O PRVAFHL pertence à classe NP-difícil, isto é, sua resolução por meio de métodos exatos é uma tarefa extremamente árdua. Problemas desta natureza são geralmente tratados na prática de forma heurística. Dentre as diversas abordagens existentes, optou-se por realizar uma adaptação de uma heurística da literatura que se mostrou eficiente, sendo capaz de gerar soluções de qualidade elevada em um tempo de execução aceitável. Experimentos computacionais foram realizados em um conjunto de 7 instâncias obtidas junto à empresa em questão. Os resultados obtidos mostram que houve uma redução considerável no número de veículos utilizados e na distância total percorrida em relação às soluções adotadas pela empresa.
Resumo em outra língua: This article deals with a case study in a beverage industry concerning the Asymmetric Vehicle Routing Problem with Heterogeneous Limited Fleet (AVRPHLF). The objective of the present paper is to define the vehicle routes so as to reduce distribution costs. The AVRPHLF belongs to the NP-hard class, that is, its resolution through exact methods is an extremely hard task. In practice, problems of this nature are generally treated via heuristics. Among the various solution approaches, we decided to perform an adaptation of a heuristic from the literature that has proved to be efficient, capable of generating high-quality solutions in a reasonable execution time. Computational experiments were conducted in a set of seven instances obtained from the company in question. The results obtained show that there was a considerable reduction in the number of vehicles used and in the total distance traveled with respect to the solutions adopted by the company.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9378
DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530X1442-14
ISSN: 1806-9649
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Gestão & Produção, exceto onde identificado, estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Gestão & Produção <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0104-530X&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 fev. 2020.
Aparece nas coleções:DECOM - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ProblemaRoteamentoVeículos.pdf4,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.