Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9299
Título : A participação dos alunos do curso a distância de administração pública da UFOP na gestão pública.
Autor : Paula, Helton Cristian de
Lima, Mirian Assumpção e
Oliveira, Luciano Batista de
Brito, Lélis Maia de
Palabras clave : Aministração pública
Participação popular
Sociologia da ação
Fecha de publicación : 2017
Citación : PAULA, H. C. de et al. A participação dos alunos do curso a distância de administração pública da UFOP na gestão pública. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, p. 1-14, 2017. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75158>. Acesso em: 16 nov. 2017.
Resumen : Este artigo identifica se a participação dos alunos no curso de Administração Pública da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está associada a alterações na participação destes nos municípios onde residem e nos órgãos públicos que atuam. A inferência de que a informação e a reflexão sobre a gestão pública são fatores que estão associados a alterações na participação enquanto cidadão e servidor público foi feita a partir dos trabalhos de Dubet (1994) no campo da sociologia da ação. Decidiu-se por examinar atuação dos alunos a partir de dois aspectos: (a) influência via participação popular para residentes e (b) influência via desempenho na gestão para servidores. O curso a distância de Administração Pública da UFOP tem buscado consolidar não só as práticas gerenciais, mas principalmente, gerar uma base de atividades acadêmicas que atue no desenvolvimento de novos conteúdos e investigação. A pesquisa de campo corroborou o que Dubet (1994) propôs em seus trabalhos. Parte significativa dos alunos afirmou que o conteúdo das disciplinas tem permitido a eles participarem de ações enquanto cidadãos e servidores públicos.
metadata.dc.description.abstracten: This paper identifies the involvement of pupils in the Public Administration major at the Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) and is associated with changes in these activities in the municipalities where they reside and in public agencies that they work in. The inference that the information and reflection on public management are factors associated with changes in activity as a citizen and public servant was taken from the works of Dubet (1994) in the sociology of action. We decided to examine student performance from two aspects: (a) influence through popular participation in residents and (b) performance influence via the management server. Public Administration at UFOP has sought to consolidate not only managerial practices, but mainly generate a base of academic activities acting on the development of new content and research. The field research outlined here corroborated what Dubet (1994) proposed in his work. Significant numbers of the students said that the content of the disciplines has allowed them to actively participate as both citizens and civil servants.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9299
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75158
ISSN : 1679-1916
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados no periódico RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: RENOTE <https://seer.ufrgs.br/renote/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 21 fev. 2020.
Aparece en las colecciones: DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ParticipaçãoAlunosCurso.pdf
  Restricted Access
2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.