Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9289
Título: | Metodologia ativa na engenharia : verificação da abp em uma disciplina de engenharia de produção e um modelo passo a passo. |
Autor(es): | Ponciano, Thales Martins Gomes, Frederico César de Vasconcelos Morais, Isabela Carvalho de |
Palavras-chave: | Aprendizagem baseada em problemas Metodologia ativa Ensino em engenharia |
Data do documento: | 2017 |
Referência: | PONCIANO, T. M.; GOMES, F. C. de V.; MORAIS, I. C. de. Metodologia ativa na engenharia: verificação da abp em uma disciplina de engenharia de produção e um modelo passo a passo. Principia, João Pessoa, v. 34, p. 1-8, 2017. Disponível em: <http://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1309>. Acesso em: 02 out. 2017. |
Resumo: | Este artigo verifica a aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) na disciplina de Sistemas de Desenvolvimento de Produto do curso de Engenharia de Produção de uma universidade pública brasileira. Por meio da caracterização da metodologia foi possível observar a aplicabilidade dessa ferramenta em um curso de Engenharia que envolve diversas áreas do conhecimento e concilia atividades teóricas e práticas. De modo geral, as metodologias ativas, como a ABP, podem estimular os alunos a desenvolverem habilidades, como organização, liderança e pensamento crítico, que ultrapassam o conteúdo programático das disciplinas. Sendo assim, foi proposto um modelo passo a passo para a aplicação da ABP. |
Resumo em outra língua: | This article verifies the application of the Problem-Based Learning (PBL) methodology in the course of Product Development Systems in the Production Engineering bachelor program of a Brazilian public university. Through the characterization of the methodology it was possible to observe the applicability of this tool over the Engineering course that evolves several knowledge areas that combine theoretical with practical activities. In general, active methodologies, such as PBL, are able to stimulate students to develop skills such as organization, leadership, and critical thinking, beyond the syllabus of the course. Therefore, it was proposed a step-by-step model to implement the PBL methodology. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9289 |
DOI: | http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p32-39 |
ISSN: | 1517-0306 |
Licença: | O periódico Revista Principia permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/871>. Acesso em: 21 fev. 2020. |
Aparece nas coleções: | DEELT - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_MetodologiaAtivaEngenharia.pdf | 146 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.