Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9289
Título : Metodologia ativa na engenharia : verificação da abp em uma disciplina de engenharia de produção e um modelo passo a passo.
Autor : Ponciano, Thales Martins
Gomes, Frederico César de Vasconcelos
Morais, Isabela Carvalho de
Palabras clave : Aprendizagem baseada em problemas
Metodologia ativa
Ensino em engenharia
Fecha de publicación : 2017
Citación : PONCIANO, T. M.; GOMES, F. C. de V.; MORAIS, I. C. de. Metodologia ativa na engenharia: verificação da abp em uma disciplina de engenharia de produção e um modelo passo a passo. Principia, João Pessoa, v. 34, p. 1-8, 2017. Disponível em: <http://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/1309>. Acesso em: 02 out. 2017.
Resumen : Este artigo verifica a aplicação da metodologia Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) na disciplina de Sistemas de Desenvolvimento de Produto do curso de Engenharia de Produção de uma universidade pública brasileira. Por meio da caracterização da metodologia foi possível observar a aplicabilidade dessa ferramenta em um curso de Engenharia que envolve diversas áreas do conhecimento e concilia atividades teóricas e práticas. De modo geral, as metodologias ativas, como a ABP, podem estimular os alunos a desenvolverem habilidades, como organização, liderança e pensamento crítico, que ultrapassam o conteúdo programático das disciplinas. Sendo assim, foi proposto um modelo passo a passo para a aplicação da ABP.
metadata.dc.description.abstracten: This article verifies the application of the Problem-Based Learning (PBL) methodology in the course of Product Development Systems in the Production Engineering bachelor program of a Brazilian public university. Through the characterization of the methodology it was possible to observe the applicability of this tool over the Engineering course that evolves several knowledge areas that combine theoretical with practical activities. In general, active methodologies, such as PBL, are able to stimulate students to develop skills such as organization, leadership, and critical thinking, beyond the syllabus of the course. Therefore, it was proposed a step-by-step model to implement the PBL methodology.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9289
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n34p32-39
ISSN : 1517-0306
metadata.dc.rights.license: O periódico Revista Principia permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/871>. Acesso em: 21 fev. 2020.
Aparece en las colecciones: DEELT - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_MetodologiaAtivaEngenharia.pdf146 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.