Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/9250
Título : Atlas digital geoambiental como instrumento de educação ambiental nas escolas públicas de Minas Gerais.
Autor : Reis, Luiz Henrique de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Moreira, Leandro Marcio
Kamino, Luciana Hiromi Yoshino
Palabras clave : Educação ambiental
Gestão ambiental
Fecha de publicación : 2017
metadata.dc.contributor.referee: Moreira, Leandro Marcio
Kamino, Luciana Hiromi Yoshino
Cruz, Luciana Hoffert Castro
Citación : REIS, Luis Henrique de Oliveira. Atlas digital geoambiental como instrumento de educação ambiental nas escolas públicas de Minas Gerais. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumen : Na relação do ensino e aprendizagem acredita-se que a concepção de que as novas Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs devem reformular a Metodologia Educacional atual, leva a buscar de que maneira deve-se pensar e agir para entender e compreender esta nova estrutura, estrutura está aberta, complexa, sem hierarquias. Aprender as novas formas de raciocínio, de organização e representação do pensamento não é tarefa fácil. As inadequações dos modelos existentes de transmissão do conhecimento, processos pedagógicos, dificultam em muito a aplicação no ensino e aprendizagem. O que se observa é que as mudanças sócio-econômico-culturais geradas pela Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC causaram grandes mudanças nos alicerces da Educação, exigindo transformações, na estrutura e nos elementos da educação escolar. Este estudo tem como objetivo analisar o uso das novas Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs na Educação Ambiental, mais especificamente, analisar a eficácia da utilização do Atlas Digital Geoambiental como instrumento da Educação Ambiental e propor, se for o caso, seu uso no ensino e aprendizagem nas escolas de Minas Gerais. A principal hipótese deste estudo é que as novas Tecnologia de Informação e Comunicação – TICs, mais especificamente o Atlas Digital Geoambiental, pode provocar modificação na relação com o saber influenciando o funcionamento das instituições de Educação e a formação de profissionais de educação e dos alunos, no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que o estudo surge como uma nova metodologia da educação para o ensino e aprendizagem com uso do Atlas Digital Geoambiental, surge a sala de aula virtual, funcionando em “escolas virtuais” tendendo a diminuição do período de aula, assim como a disponibilidade de acesso a aula 24 horas/dia. A força de trabalho que impulsiona esta nova metodologia é formada por professores que atuam com base na informação.
metadata.dc.description.abstracten: In the relationship of teaching and learning it is believed that the design of the new Information and Communication Technologies - ICTs should reformulate the current Educational Methodology takes to look that way should think and act to understand and grasp this new structure, structure is open, complex, without hierarchies. Learning new ways of thinking, organization and representation of thought is no easy task. The inadequacies of the existing models of transmission of knowledge, pedagogical processes, hampering much application in teaching and learning. What is observed and that the socio-economic and cultural changes generated by the Information and Communication Technology - ICT caused major changes in the foundations of education, demanding changes in the structure and elements of school education. This study aims to analyze the use of new Information and Communication Technologies - ICTs in environmental education, more specifically, the effectiveness of the use of Geoenvironmental Digital Atlas as a tool of environmental education and propose, if necessary, its use in teaching and learning in Minas Gerais schools. The main hypothesis of this study is that the new Information Technology and Communication - ICTs, specifically the Atlas Digital Geoenvironmental may cause change in relation to knowledge influencing the functioning of the educational institutions and training of education professionals and students, with regard to the process of teaching and learning. The study concludes that there is a new methodology of education for teaching and learning with use of the Atlas Digital Geoenvironmental comes the virtual classroom, working on "virtual schools" tend to decrease the class period, as well as the availability of access to class 24 hours day. The workforce that drives this new methodology and consists of teachers who work based on the information.
Descripción : Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9250
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 28/11/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece en las colecciones: MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO_AtlasDigitalGeoambiental.pdf4,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_AtlasDigitalGeoambiental.pdf2,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons